Albufeira abre Centro de Vacinação Covid-19 e espera vacinar mais de 400 pessoas por dia

A funcionar desde o dia de ontem, 27 de abril, o Centro de Vacinação de Albufeira já começou a vacinar a população, prevendo vacinar mais de 400 pessoas por dia. Este Centro de Vacinação permite realizar, em condições de segurança, todos os procedimentos clínicos, dispondo de enfermeiros e de um médico de serviço em permanência. “A intenção é vacinar toda a população”, refere José Carlos Rolo. Os utentes com mais de 65 anos podem fazer o seu agendamento (covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento). Em caso de dúvidas, devem contactar a linha da COVID 19 Albufeira: 800 219 289.

O Centro de Vacinação COVID 19 Albufeira abriu ontem à população. Está a funcionar no EMA - Espaço Multiusos de Albufeira, prevendo vacinar mais de 400 pessoas por dia.

Refira-se que antes de iniciar funções, o Centro de Vacinação Covid-19 de Albufeira foi validado pelas entidades competentes e está apto para realizar, em condições de segurança, todos os procedimentos clínicos, dispondo de enfermeiros, de um médico em permanência, outros profissionais de saúde, uma equipa da proteção civil municipal, agentes da polícia municipal e vigilância, bem como outros serviços e técnicos da autarquia.

Este Centro de Vacinação, sob a responsabilidade clínica da ARS, em parceria com o Município, reuniu todos os esforços no que se refere à cedência e adaptação do local, logística e materiais diversos necessários a uma boa funcionalidade. À semelhança de todos os Centros de Vacinação, os primeiros utentes são os de grupos de risco e de faixa etária mais elevada. “Mas toda a população será vacinada”, garante o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.

As áreas funcionais do Centro de Vacinação incluem uma área de receção, um espaço de admissão, um outro de espera (pré vacinação), o local da vacinação, um de vigilância pós-vacinação e ainda uma sala de preparação das vacinas, uma sala de emergências e uma zona de pausa para os profissionais de saúde.

“O município de Albufeira continua a investir na prevenção de vidas humanas no contexto da pandemia COVID 19, com o objetivo de mitigar o impacto da infeção na comunidade, assim como garantir a vacinação segura e com qualidade”, refere a edilidade.

Atualmente os utentes com mais de 65 anos podem fazer o seu agendamento para a vacinação a partir do portal (covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento) e escolher o seu ponto de vacinação. Em caso de dúvidas, podem contactar a linha da COVID 19 Albufeira, através do número 800 219 289.