No primeiro dia de março (passado sábado), o Auditório acolheu duas sessões (1.ª sessão - 17h30 e 2.ª sessão - 18h00) da Mostra Coreográfica da Associação Soul. Iniciada em Albufeira em 2003 com dança hip hop, a Soul alargou o seu campo artístico a outras danças urbanas, e tem vindo a crescer e a desenvolver projetos junto de crianças e jovens do concelho, entre os 10 e os 18 anos de idade. Tem conquistado diversos palmarés, dentro e fora do país. É altura de rumarem a diversos palcos para novas competições, pelo que antes apresentam sempre em “casa” as suas novas coreografias.
Depois da dança, chega a música e em pleno. No âmbito do “Algarve Classic – III Festival de Música Clássica de Albufeira”, Rem Urasin toca Chopin a 22 de março, num concerto que promete ser memorável, marcado para as 19h00. De renome mundial, Rem Urasin é um exímio intérprete e um verdadeiro embaixador da obra de Chopin. Albufeira irá receber no final da tarde de sábado este intérprete apresentará um programa dedicado ao ilustre compositor polaco. Urasin começou a estudar piano aos cinco anos de idade na Escola Especial de Música do Conservatório de Kazan, na Rússia e tem obtido vários prémios internacionais, nomeadamente o “Prémio Chopin”, na Polónia. Destina-se a um público M/ 6, podendo os bilhetes (€10,00) ser adquiridos Plataforma BoL ou na Galeria Municipal João Bailote (dias úteis das 9h30 às 12h30; 13h30 às 17h00) ou ainda no dia e local do espetáculo (18h00 às 18h45).
No dia seguinte, dia 23, às 21h00, as portas do Auditório Municipal abrem-se ao regresso da Gala Internacional de Acordeão, este ano já na sua 34.ª edição. Este evento, com fortes raízes na região, traz até Albufeira “os melhores acordeonistas do mundo”, segundo a organização. Este ano reúne os acordeonistas André Guerreiro, Duo Kasal – Jorge Alves e Mariline Martins, Francisco Saboia, Peter Maric, Campeão do Mundo de Acordeão e Ricardo Alves. De salientar que 34.ª Gala Internacional de Acordeão também decorre em cada uma das Freguesia do concelho, nomeadamente nas seguintes datas e horários: 19 de março - 21h30 (Ferreiras, na sede da Ascrátia); 20 de março - 21h30 (Guia, no Salão Cultural e Recreativa da Guia); 12 de abril – 15h30 (Paderne, no Parque de estacionamento do Estádio João Campos) e no dia 25 de abril às 16h00 em Olhos de Água (Parque Vale de Faro). Entradas a maiores de 6 anos de idade, gratuitas, sujeitas à lotação do espaço, sendo que no espetáculo do Auditório deverão ser levantados os respetivos bilhetes no dia do espetáculo, das 20h00 às 20h45.
A noite de 29 de março promete esgotar todos os lugares com o concerto de João Frade Trio que apresentará o seu sétimo álbum, intitulado “Terra Ruiva”. O acordeonista e compositor algarvio João Frade diz-nos que “partindo de uma matriz genuinamente portuguesa”, explora um “amplo diálogo entre o mundo contemporâneo das culturas mediterrânicas, desde flamenco à música dos Balcãs e influências da América latina e do jazz”. Acompanham-no Yarel Hernandez e Michael Oliveira. Para M/6 com bilhetes (€ 5,00) disponíveis na Plataforma BoL, na Galeria Municipal João Bailote (dias úteis das 9h30 às 12h30; 13h30 às 17h00) e no dia e local do espetáculo (19h30 às 21h15).
“Para além dos espetáculos de teatro que teremos neste mês de março, como “Cama para 4” [dias 7 e 8], das produções Carlos Cunha, do espetáculo “Convento” no Dia Mundial do Teatro e ainda um espetáculo para os mais novos, “Alice no País das Maravilhas”, o Auditório Municipal de Albufeira tem vindo a apresentar todos os meses uma programação eclética que responde aos anseios da população”, refere o presidente da Câmara Municipal e vereador da Cultura, José Carlos Rolo. “A cultura em Albufeira tem vindo a ser dinamizada de forma mais abrangente e isso reflete-se na rapidez com que se esgotam as bilheteiras. As propostas musicais de março, nomeadamente as que nos chegam do Algarve Classic – III Festival de Música Clássica de Albufeira, a Gala do Acordeão que é sempre muito bem acolhida ou não tivéssemos nós em Paderne a Casa-Museu do Acordeão, bem como o talento de João Frade, que é um nome da casa, são excelentes propostas no campo musical, às quais espero poder vir a assistir, na medida em que são, efetivamente, momentos únicos de elevação do nosso sentido estético”, conclui aquele responsável.
REM URASIN COM CHOPIN, GALA INTERNACIONAL DO ACORDEÃO E JOÃO FRADE TRIO SOBEM EM MARÇO AO PALCO DO AUDITÓRIO DE ALBUFEIRA
São quatro propostas culturais que não pode deixar escapar no mês de março: no passado sábado decorreu a “Mostra coreográfica” (dia 1) pela Associação Soul, no próximo dia 22 terá lugar o concerto “Rem Urasin toca Chopin” no âmbito de mais uma produção do Algarve Classic – III Festival de Música Clássica de Albufeira, e logo no dia seguinte há a 34.ª Gala Internacional de Acordeão (dia 23) e no dia 29 João Frade Trio que apresenta o seu sétimo álbum, intitulado “Terra Ruiva”. “Para além dos espetáculos de teatro que teremos neste mês, como o “Cama para 4” [dias 7 e 8] das produções Carlos Cunha, do espetáculo “Convento” no Dia mundial do Teatro e ainda um espetáculo pra os mais novos, “Alice no País das Maravilhas” o Auditório Municipal Albufeira tem vindo a apresentar todos os meses uma programação eclética que responde aos anseios da população”, refere o presidente da Câmara Municipal e responsável pela Cultura, José Carlos Rolo.