O presidente da Câmara Municipal de Albufeira fez questão de sublinhar que “o Município tem por tradição receber, na casa que é de todos nós, numa homenagem simbólica, os atletas e clubes que todos os anos se sagram campeões em diversas modalidades desportivas, fruto do seu trabalho, dedicação e desempenho exemplar”.
Refira-se que o FCF sagrou-se Campeão da Taça Alentejo/Algarve de Patinagem Artística, competição que teve lugar a 29 e 30 de junho deste ano, em Castro Verde, onde a equipa de formação, composta por 15 atletas, conquistou o primeiro lugar entre 15 equipas em competição. Foi, também, Campeão da 1ª Divisão Distrital de Futebol – escalão de Iniciados Masculinos, sendo que foi a primeira vez que o Clube conseguiu colocar uma equipa de iniciados no Campeonato Nacional, revelou a vice-presidente do Clube, Sónia Demétrio.
José Carlos Rolo realçou que “o FCF é o clube do concelho que tem mais atletas federados inscritos na Associação de Futebol do Algarve, o que é muito significativo para Albufeira, um dos concelhos mais pequenos da região, mas que no entanto, é o que tem a maioria de atletas ao nível da formação”. O autarca destacou a importância do momento, que não pretende ser uma cerimónia de pompa e circunstância, mas sim uma homenagem simbólica de reconhecimento de mérito desportivo pelo trabalho que os clubes e os atletas desenvolveram ao longo de uma época desportiva, alcançando resultados de excelência. “O Desporto tem uma dimensão que extravasa os campeonatos e os bons resultados”, afirmou “há que valorizar o trabalho individual dos atletas, mas é, igualmente, importante realçar a transmissão de valores, a tolerância, o trabalho em grupo e a disciplina na formação dos atletas”. O autarca felicitou todos os atletas e os técnicos dos clubes “que trabalham imenso sem compensação financeira em conformidade, uma vez que os clubes não têm possibilidade de o fazer, e se não fosse o apoio do Município através da realização de Contratos-Programa, tratamento dos relvados, prestação de apoio logístico e transporte, organização de eventos desportivos, entre outro tipo de colaboração, teríamos uma realidade muito diferente”. Os dirigentes e os pais dos atletas também não ficaram esquecidos, tendo o autarca elogiado o seu esforço e dedicação em prol do desenvolvimento dos clubes e do melhoramento das condições dos atletas, dando como um dos exemplos a obrigatoriedade de técnicos, dirigentes e pais dos atletas acompanharem-nos nas deslocações nos jogos fora de casa, abdicando do seu tempo livre. Todo o apoio prestado pelo Município aos clubes não pode ser visto como uma despesa, mas sim como um investimento, destacou. “Estes jovens e estes clubes são verdadeiros embaixadores de Albufeira, porque levam o nome do concelho mais longe, para além de que se trata de uma aposta nas pessoas, para que no futuro possamos ter uma sociedade mais justa, tolerante e inclusiva”. Dirigindo-se aos atletas, o presidente terminou a sua intervenção dizendo “espero que no próximo ano alguns de vós possam estar aqui novamente”.
Refira-se que o FCF, com 42 anos de história, conta com 700 atletas inscritos (federados e ao nível da formação), sendo um clube muito eclético ao disponibilizar oito modalidades desportivas, nomeadamente patinagem artística, danças desportivas, danças orientais, futevólei, natação, futebol, triatlo e andebol. A secção de Patinagem Artística foi criada em novembro de 2017, sendo que atualmente já 70 atletas a praticar a modalidade.
Sónia Demétrio agradeceu “a honra da homenagem prestada pelo Município” pelos bons resultados alcançados pelo clube. “O FCF atingiu um patamar importante na Patinagem feminina e no Futebol masculino, no escalão de iniciados e claro que não podia deixar de agradecer o apoio disponibilizado pela autarquia em todas as modalidades, um apoio que tem sido constante e sempre presente na prossecução dos nossos objetivos”. A dirigente do FCF revelou que as expectativas para a próxima época desportiva no Futebol passam por “treinar e manter o foco no Campeonato Nacional, de forma a garantir a manutenção da equipa no Nacional, enquanto na Patinagem o objetivo passa por aumentar o número de atletas e o nível competitivo, de modo a conquistar mais títulos”.
O Clube de Patinagem de Albufeira foi fundado em outubro de 2017 e logo no mês seguinte filiou-se na Associação de Patinagem do Alentejo e Algarve. Atualmente tem 50 atletas (48 femininos e apenas 2 masculinos) e participa em todas as provas regionais e nacionais, com destaque para o Campeonato Regional de Patinagem Livre; Torneio Nacional de Patinagem Livre; Campeonato Nacional de Patinagem Livre; Campeonato Regional de Solo Dance; Torneio Nacional de Solo Dance; Campeonato Nacional de Solo Dance e Campeonato e Torneio Nacional de Show e Precisão. Em abril deste ano, em Évora, sagrou-se Campeão Regional de Solo Dance, onde conseguiu trazer para casa o 1.º lugar (4 Campeões Regionais), o 2.º lugar (2 Vice-Campeões Regionais) e o 3.º lugar atribuído a um dos atletas participantes. A 22 e 24 de março, em Paredes, qualificou-se Campeão do Torneio Nacional de Show Grupos Pequenos, e posteriormente, a 3 de junho de 2024, também em Paredes, foi Campeão Nacional de Patinagem Livre, onde se sagrou vencedor, o pequeno Luan Andrade, uma atleta de 12 anos, bastante promissor, que começou a treinar com apenas 8 anos de idade.
Celso Barradas, presidente da Direção do Clube, revelou-se muito emocionado com a homenagem e agradeceu “o apoio do Município nesta caminhada” na pessoa do presidente e do vice-presidente da autarquia, agradecimento que estendeu, igualmente, aos atletas, treinadores e restantes elementos da Direção do CPA. Para a próxima época desportiva, o CPA pretende aumentar o número de atletas na vertente de formação e continuar a manter os resultados e, se possível, alcançar novos títulos.
Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude, mostrou-se, igualmente, muito satisfeito pelos bons resultados alcançados pelos dois Clubes da terra na época desportiva 2023-2024, realçando que os mesmos contribuem para confirmar a aposta do Município no Desporto e enaltecer o nome do concelho. “O reconhecimento que estamos a fazer, aqui hoje, é simbólico, tal como referiu o Senhor Presidente, mas esta homenagem será repetida na próxima Gala do Desporto, numa cerimónia muito bonita e com grande visibilidade”. O autarca aproveitou para reiterar “tenho trabalhado ao longo do tempo convosco e estamos aqui para os ajudar a dignificar o nome de Albufeira”. A Câmara Municipal vai continuar a patrocinar a prática desportiva no concelho, apoiando clubes e atletas, no âmbito da sua política desportiva, afirmou, reforçando, igualmente, “o importante contributo dos órgãos sociais, dos treinadores e dos pais dos atletas, como parceiros fundamentais e empenhados no desenvolvimento desportivo de Albufeira que, na sua opinião, tem todas as condições para ser Cidade Europeia do Desporto em 2026.
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA HOMENAGEIA FUTEBOL CLUBE DE FERREIRAS E O CLUBE DE PATINAGEM DE ALBUFEIRA
O dia 3 de setembro foi um dia muito especial, de enorme alegria e satisfação, para várias dezenas de jovens atletas do Futebol Clube de Ferreiras (FCF) e do Clube de Patinagem de Albufeira (CPA) que foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, acompanhados dos treinadores, equipa técnica, elementos dos corpos sociais dos respetivos clubes, pais e amigos para uma Cerimónia de Reconhecimento de Mérito Desportivo pelos bons resultados alcançados na época de 2023-2024. Refira-se que o FCF sagrou-se Campeão da Taça Alentejo/Algarve de Patinagem Artística e Campeão da 1ª Divisão Distrital de Futebol – Escalão de Iniciados Masculinos, enquanto o CPA foi Campeão Regional de Solo Dance, Campeão do Torneio Nacional de Show Grupos Pequenos e Campeão Nacional de Patinagem Livre. “Estão todos de parabéns! Estes atletas e estes clubes contribuem grandemente para a afirmação do concelho a nível nacional e internacional. Eles são verdadeiros Embaixadores de Albufeira”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, no decurso da cerimónia.