PERCURSOS PEDESTRES DE ALBUFEIRA COM POESIA AO LONGO DESTE VERÃO NO ÂMBITO DO GEOPALCOS

PERCURSOS PEDESTRES DE ALBUFEIRA COM POESIA AO LONGO DESTE VERÃO NO ÂMBITO DO GEOPALCOS

No âmbito do GeoPalcos, é possível, neste verão, fazer caminhadas pelo barrocal com o apoio de técnicos municipais e de três artistas de Albufeira: Ana Sofia Brito, Mateus Verde e Paulo Fernandes. Os três albufeirenses guiam os presentes em circuitos pedestres performativos, num diálogo aberto com a criação, contribuindo para valorizar o património cultural e natural. Estes percuros acontecem em junho (12 e 26), julho (10 e 24) e agosto (14 e 28).  As inscrições são  gratuitas mas obrigatórias, pelo email: cultura@cm-albufeira.pt, sendo que a participação é limitada a 15 pessoas por percurso.

O Município de Albufeira organizou para este verão, um programa que designa por “Caminhos da Poesia – Percursos pedestres performativos”. Para o efeito convidou três artistas albufeirenses, Ana Sofia Brito, Mateus Verde e Paulo Fernandes, que vão guiar os participantes por circuitos pedestres e artísticos, num diálogo aberto com a criação, numa contribuição para valorizar o património cultural e natural de Albufeira. Ao longo de cada caminhada, guiada por técnicos do município, os três artistas de Albufeira interpretam e recriam musicalmente a obra poética de poetas regionais, dando-lhes um cariz mais contemporâneo.

Estas ações vão ter lugar ao longo de todo o verão: dia 12 de junho e 24 de julho com Ana Sofia Brito, 26 de junho e 14 de agosto com Mateus Verde e 10 de julho e 28 de agosto, com Paulo Fernandes. Trata-se de percursos fáceis, de 1,5 Km, com uma duração de 90 minutos. O ponto de encontro é sempre às 09h00, no parque de estacionamento por baixo do viaduto A22, na direção do Castelo de  Paderne. As inscrições são gratuitas, obrigatórias e limitadas a 15 pessoas por percurso, podendo ser realizadas através do email cultura@cm-albufeira.pt .

Os participantes devem usar calçado confortável e estarem preparados para uma nova forma de ver e ouvir a natureza.

Esta iniciativa integra-se na programação do GeoPalcos, evento bianual que liga a arte, ciência e natureza com e para as pessoas no território Geoparque, e foi pensado a partir da colaboração e participação das populações. Paralelamente, surge de um desafio a artistas e cientistas para pensar o (a partir do) território como lugar de criação, de pensamento, de inquietação e de deslumbramento, para motivar amantes da natureza, aficionados das artes e público em geral.

Dinamizado pelo aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, através dos municípios, o GeoPalcos Arte.Ciência.Natureza surge de uma candidatura intermunicipal, liderado pela AMAL, que junta os 16 municípios algarvios e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que criou o Bezaranha - Programação Cultural em Rede, e que assegura parcialmente o financiamento, recorrendo ao Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC2020).

Para mais informações sobre o projeto, visite geoparquealgarvensis.pt/ e bezaranha.pt

partilhar:
Etiquetas | Tags
ver também