MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA RECONHECE EM CERIMÓNIA 73 EMPRESAS PME LÍDER E PME EXCELÊNCIA 2022

Entre brindes e abraços, decorreu ontem ao final da tarde a cerimónia de reconhecimento das empresas PME Lider e PME Excelência. O cenário foi o “Garrafeira Soares Mixology & Education Studio”, empresa homenageada pelo seu sucesso ao longo de mais de 40 anos. Ao todo, foram, distinguidas 73 empresas, sendo 43 PME Líder 2022 e 30 PME Excelência 2022. Felicitando todas as empresas reconhecidas, José Carlos Rolo disse querer “trazer mais desenvolvimento, mais crescimento para Albufeira, pois somos uma presença muito forte neste setor a nível nacional, com receitas e contribuições significativas para o Orçamento de Estado”.

Decorreu ontem ao final da tarde a entrega dos galardões PME Líder e PME Excelência, cerimónia que anualmente é realizada pelo Município de Albufeira com o intuito de reconhecer e motivar as empresas do concelho. Ao todo, foram, distinguidas 73 empresas, sendo 43 PME Líder 2022 e 30 PME Excelência 2022.

Este ano, a cerimónia decorreu no “Garrafeira Soares Mixology & Education Studio”, empresa criada em Albufeira em 1983 por Maria Antónia e João Soares, primeiro como minimercado e depois como garrafeira, e que foi agraciada pelo Município de Albufeira. Sendo uma PME Líder e de Excelência, emprega mais de 300 pessoas e é detentora de 28 lojas. Dedicada ao comércio por retalho e à venda por grosso, a Garrafeira Soares tem presença no baixo Alentejo e no litoral alentejano, por todo o Algarve, em Évora e no Porto. Paulo Soares, filho dos fundadores revelou que a empresa “tem projetos” e garantiu: “vamos crescer, para outros pontos, mas também crescer em Albufeira”.

Este aspeto foi relevado pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, que congratulou a empresa por pensar no crescimento da mesma a partir de Albufeira:” um palavra de reconhecimento pelo trabalho feito pela família Soares, representado por Paulo, que foi meu aluno. Esta empresa está por toda a parte, continua a expandir-se, mas sem sair de Albufeira e este deve ser um exemplo para todos. Todos somos Turismo”. O autarca iniciou o seu discurso por fazer uma chamada de atenção ao problema da seca na região e apelou a que todos colaborem. Informou que em breve serão dadas a conjunto de medidas para o efeito e que, como exemplo, o Município já trocou a relva do eixo viário central da Avenida dos Descobrimentos por plantas que não necessitam de muita água para sobreviverem.

Felicitando todas as empresas reconhecidas, José Carlos Rolo disse querer “trazer mais desenvolvimento, mais crescimento para Albufeira, pois somos uma presença muito forte neste setor a nível nacional, com receitas e contribuições significativas para o Orçamento de Estado”. O edil lembrou uma vez mais da necessidade de ser criado um Ministério do Turismo para tutelar o setor. Quanto a esta cerimónia, é “um ato sem pompa, mas com circunstância, que é a do reconhecimento e de motivação para os empresários de Albufeira, com vista a trabalharem em prol de uma melhoria empresarial e social”, lembrando ainda que das 10.300 PME existentes em Albufeira, mais de 50 por cento são em nome individual.
Cristiano Cabrita, no uso da palavra referiu que “enquanto responsável pelo pelouro do Empreendedorismo reconhecemos as nossas PMEs líder e excelência. O desempenho económico e financeiro das empresas reconhecidas é o exemplo do que queremos no nosso concelho, empresas que crescem em Albufeira e para Albufeira. Esta cerimónia evidencia também a proximidade institucional, para que Albufeira continue a assumir-se como capital do Turismo, o que se traduz em mais emprego e melhor qualidade de vida para todos”.

Presentes nesta cerimónia estiveram também representantes do IAPMEI e do Turismo de Portugal, I.P., nomeadamente Vera Gomez e Elisabete Félix. “Assistimos em Albufeira a um contraciclo, ou seja, ao passo que no resto do país o setor do Turismo está na parte final da lista, aqui, encontra-se em primeiro lugar”, disse Vera Gomez, pelo que parafraseou, “não temos no Algarve Turismo a mais, temos é que diversificar o setor”. Aquela responsável lembrou ainda que este reconhecimento se traduz num dado importante para efeitos de internacionalização das empresas, para além de garantir um conjunto de benesses no âmbito dos produtos financeiros, com condições especiais. Por seu turno, Elisabete Félix acentuou a necessidade de se continuar a apostar na inovação: “apesar dos bons resultados, os desafios continuam e passam pela aposta na inovação e na diferenciação, para além de um compromisso em torno da sustentabilidade económica, social e ambiental”.

Relembre-se que o estatuto PME Líder foi lançado pelo IAPMEI em 2008, no âmbito do Programa FINCRESCE, com o objetivo de distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva. O grupo das PME Líder que apresentem os melhores desempenhos é anualmente distinguido com o estatuto de PME Excelência, criando condições acrescidas de visibilidade para estas empresas de perfil superior. O Estatuto PME Líder é atribuído pelo IAPMEI, I.P. e pelo Turismo de Portugal, I.P. (no caso das empresas do Turismo), em parceria com 11 Bancos a operar em Portugal e com as Sociedades de Garantia Mútua.



 

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...

Partilhar