MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA ASSINALA O DIA DA LIBERDADE COM PROGRAMA COMEMORATIVO DIVERSIFICADO

O Município de Albufeira assinalou o 51.º aniversário das Comemorações do 25 de Abril com um programa diversificado que incluiu o tradicional Hastear das Bandeiras ao som do Hino Nacional, a que se seguiu a inauguração da estátua de D. Manuel I, o rei que concedeu Foral a Albufeira no ano de 1504. O desporto também esteve em destaque com o VIII Duatlo 25 de Abril do Futebol Clube de Ferreiras, Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e Prova Aberta. O programa prosseguiu com a inauguração do Memorial aos Combatentes do concelho que pereceram na Guerra do Ultramar e a inauguração da 1.ª fase das obras de Requalificação do Skate Parque e finalizou com a aposição do nome de Fernando Barata ao Estádio Municipal de Albufeira.

O programa do 25 de Abril no Município de Albufeira teve início na véspera com um Concerto de Luís Represas no Auditório Municipal completamente lotado.

À semelhança do que acontece todos os anos, a Autarquia celebrou a conquista da Liberdade, Democracia e Igualdades, este ano, por determinação do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, de forma contida e sem discursos institucionais, por respeito ao luto pelo falecimento do Papa Francisco. 

No dia 25 decorreu o Tradicional Hastear das Bandeiras ao som do Hino Nacional protagonizado pela centenária Banda de Paderne, com Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Seguiu-se a inauguração da Estátua de D. Manuel I, esculpida por Francisco Rato em granito, um momento histórico e de afirmação da nossa identidade local, em homenagem ao rei que, em 1504, atribuiu Foral à então vila de Albufeira. D. Manuel I é agora uma presença marcante, na zona ajardinada em frente aos Paços do Concelho.

Ainda na parte da manhã, o Desporto marcou presença com a realização do VIII Duatlo 25 de Abril do Futebol Clube de Ferreiras; Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e Prova Aberta.

No ano em que se assinala o 51.º aniversário do 25 de Abril, o Município decidiu incluir no programa a inauguração do Memorial aos Combatentes do concelho que pereceram na Guerra do Ultramar - 13 filhos de Albufeira que não regressaram a casa - e que a autarquia considerou ter o dever de recordar, nomeadamente Daniel Arez dos Santos; Desidério Coelho Gonçalves; Ezequiel José Martins Figueiras; Francisco da Conceição Gamito; Heitor Cabrita dos Reis; João Francisco Cruz Rosendo; Jorge Manuel Nicolau Bailote; Jorge Manuel Vicente Mendes; José da Silva Oliveira; José Manuel Clemente Casarota; José Maria Sousa Vicente; Leonel José da Conceição Barreto e Manuel José Agosto. Refira-se que a obra surgiu na sequência de um projeto de investigação realizado pelos técnicos do Arquivo Histórico do Município que teve início com a identificação dos presos políticos da ditadura, alargado posteriormente aos combatentes do Ultramar, e que contou com a colaboração dos capitães Filipe Lopes e Glória Alves, Coronel Branco, Furriel Miliciano António Pires e Sargento José João Pais com o apoio do Registo Civil de Albufeira. A escultura que se encontra localizada na Rua do Município, em frente ao Continente, foi construída pelo artista João Jesus, em metal reciclado, a partir de um antigo corrimão de proteção, instalado durante vários anos, no pontão da Praia dos Pescadores.

Seguiu-se a inauguração da 1.ª fase das obras de Requalificação do Skate Parque de Albufeira, onde já se encontravam várias crianças e jovens a praticar as suas modalidades preferidas.

Um dos momentos altos do dia consistiu na aposição do nome Fernando Barata ao Estádio Municipal de Albufeira, cerimónia que contou com a presença de familiares, com destaque para a filha Mónica Barata, e amigos do empresário hoteleiro e antigo presidente do Farense e do Imortal de Albufeira.

O nome de Fernando Barata fica, a partir do dia 25 de abril de 2025, associado para sempre ao Estádio Municipal de Albufeira. Refira-se que o seu nome está desde há muito ligado à História do concelho, quer a nível turístico quer do Futebol. Chegou ao Algarve quando o turismo estava a dar os primeiros passos e começou como rececionista do Hotel Sol e Mar, “arregaçou as mangas” e a sua visão e empreendedorismo levaram-no a construir um império com várias unidades hoteleiras em Albufeira, passando por Lisboa, Londres e Guiné-Bissau. Chegou a uma posição cimeira no setor com o Grupo Fernando Barata a gerar milhares de empregos. Foi presidente do Farense de 1981 a 1988, com a equipa a subir por duas vezes à I Liga, sendo que na época de 1982/1983 a equipa sagrou-se campeã nacional da II Liga. Anos depois, com a sua presidência no Imortal, de 1996 a 2007, Fernando Barata elevou o clube de Albufeira à II Liga e em 1998 criou a SAD. Aquando da organização do Euro 2024 em futebol traz a 1.ª seleção da Holanda para estagiar e treinar no Estádio Municipal de Albufeira.



25 de Abril de 2025

Homenagem aos albufeirenses que pereceram na guerra do Ultramar


Inauguração do Mural é mais do que uma homenagem. É o compromisso de nunca esquecer estes homens e as suas famílias que ficaram com a dor e com a saudade


Treze filhos da terra que não regressaram a casa
Daniel Arez dos Santos
Desidério Coelho Gonçalves
Ezequiel José Martins Figueiras
Francisco da Conceição Gamito
Heitor Cabrita dos Reis
João Francisco Cruz Rosendo
Jorge Manuel Nicolau Bailote
Jorge Manuel Vicente Mendes
José da Silva Oliveira
José Fernando Clemente Casarota
José Maria Sousa Vicente
Leonel José da Conceição Barreto
Manuel José Agosto


Que os seus nomes permaneçam vivos. Que o seu sacrifício e a sua memória nos inspirem, sempre!
 

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também