GINO EXPÕE NA GALERIA SAMORA BARROS “AS PROVAÇÕES POR QUE PASSA UMA CHAPA DE ALUMÍNIO”

GINO EXPÕE NA GALERIA SAMORA BARROS “AS PROVAÇÕES POR QUE PASSA UMA CHAPA DE ALUMÍNIO”

“As Provações por que passa uma Chapa de Alumínio” foi o titulo escolhido por Gino (nome artístico de Higino Gonçalves) para a exposição a ter lugar na Galeria de Arte Samora Barros, de 1 a 26 de outubro. Neste trabalho, o autor “tenta a descontrução” da tecnologia que o alumínio envolve e a intenção que sustenta o conjunto de peças desta exposição é a de “dar novas formas ao mundo de forma a não o deformar”. Gino é formado pelo IADE e ao longo de ano o seu objeto artístico passou por “gravar a ferro e fogo o seu efémero”.

De 1 a 26 de outubro, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros exibve a mostra intitulada “Provações por que passa uma Chapa de Alumínio”, do artístico plástico, Gino.

Do catálogo pode ler-se que o processo das obras expostas prendeu-se com o propósito de “dar novas formas ao mundo de forma a não o deformar”, tendo por matéria basilar o alumínio. Diz o autor: “Foram necessários milhares de anos para a humanidade conseguir produzir alumínio. A chapa de alumínio e o seu tratamento, é um produto que envolve muita tecnologia.” Gino diz por isso que tenta a sua “desconstrução” e explica:  “É quase como com o nosso melhor e fiel amigo, apesar de muitas vezes sermos injustos para com ele, não lhe darmos toda a atenção que merece, ou o pisamos sem querer; a resposta é invariavelmente uma lambidela. O objetivo destes trabalhos é provar que ‘a realidade supera a ficção’. Ou neste caso a previsão.”

Gino é nome artístico de Higino Gonçalves, formado pelo IADE -  Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia foi professor de artes visuais durante dez anos, tendo dedicado parte do seu trajeto ao projeto de “gravar a ferro e fogo o seu efémero”. Tendo deixado de trabalhar o ferro, centra a sua atividade artística sobre o alumínio, o aço inox e o fogo, com objetivos, diz, “mais consentâneos com alguém que já não acredita em revoluções”.

A não deixar de apreciar a arte de Gino de segunda a sexta-feira, no horário 09h30-12h30 e das 13h30- 17h30. A Galeria de Arte Pintor Samora Barros encerra aos sábados, domingos e feriados.

partilhar:
Etiquetas | Tags
ver também