DULCE PONTES ATUA EM ALBUFEIRA NO DIA DE CAMÕES

DULCE PONTES ATUA EM ALBUFEIRA NO DIA DE CAMÕES
DULCE PONTES ATUA EM ALBUFEIRA NO DIA DE CAMÕES

No dia 10 de junho, Albufeira celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com um concerto protagonizado por Dulce Pontes, uma das mais conceituadas artistas nacionais, que tem representado o nosso País além-fronteiras e levado a língua portuguesa e o fado aos quatro cantos do mundo. O espetáculo terá lugar no dia 10 de junho, sábado, no Largo dos Paços do Concelho, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Albufeira. A entrada é livre.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vai ser celebrado pelo Município de Albufeira no dia 10 de junho, feriado nacional, com um espetáculo no Largo dos Paços do Concelho, às 21h30. A artista convidada dispensa apresentações: Dulce Pontes, cantora, compositora e letrista, de 47 anos, com mais de 25 de carreira que lhe valeu os prémios Luigi Tenco e Fondazione Maria Carta, em Itália, o Amigo, para a melhor solista feminina, e Microfone de Ouro, em Espanha, entre muitas outras distinções.

Dulce Pontes vem a Albufeira apresentar o seu novo álbum, "Peregrinação", constituído por 2 CD com temas inéditos de autoria da intérprete, recriações do repertório de Amália Rodrigues e canções em espanhol. Cantado em português, castelhano, galaico-português e com um tema em inglês, o álbum reflete a vivência da artista, o caminho que tem percorrido nos últimos 5 anos, numa viagem interior e emocional sobre a vida.

Recorde-se que Dulce Pontes representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1991, em Roma, com o tema "Lusitana Paixão", que ficou em oitavo lugar. No ano seguinte editou o seu primeiro disco, “Lusitana” e, em 1993, com o disco “Lágrimas” começou a desenhar um percurso próprio onde, e apesar de ter sido por muitas vezes considerada uma possível sucessora de Amália Rodrigues, o fado é apenas um dos componentes. Nesse disco Dulce apresentou o resultado das primeiras pesquisas nas áreas da música popular portuguesa, de raiz africana, árabe e berbere. A artista tem dado um grande contributo para a divulgação da música cantada em língua portuguesa, ajudando a reabrir caminhos para que outros artistas lusitanos viessem a frequentar cenários internacionais e também para que os jovens artistas começassem a redescobrir o fado.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal, protetor do país, comemorado com um feriado nacional. Luís de Camões representava o génio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa, significado que os republicanos atribuíam ao 10 de Junho.

partilhar:
Etiquetas | Tags
ver também