CÂMARA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA ASSINA ACORDOS DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NAS JUNTAS DE FREGUESIA

CÂMARA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA ASSINA ACORDOS DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NAS JUNTAS DE FREGUESIA
CÂMARA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA ASSINA ACORDOS DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NAS JUNTAS DE FREGUESIA

A Câmara Municipal de Albufeira assinou ontem, dia 4 de abril, os Acordos de Execução destinados à delegação de competências nas Juntas de Freguesia de Ferreiras, Guia e Paderne. Por formalizar fica o Acordo de Execução com a Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, que se encontra a aguardar a aprovação do documento pela respetiva Assembleia de Freguesia.

Os Acordos de Execução de Delegação de Competências da Câmara Municipal de Albufeira nas Juntas de Freguesia de Ferreiras, Guia e Paderne foram assinados ontem, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, e pelos presidentes das referidas autarquias, Jorge Carmo, Dinis Nascimento e Miguel Coelho, respetivamente.

Em causa está a delegação de competências nas seguintes áreas de atuação: gestão e manutenção dos espaços verdes, limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público (com exceção daquele que seja objeto de conceção), gestão e manutenção corrente de feiras e mercados, realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico e manutenção dos respetivos espaços envolventes. Para que possam desempenhar o exercício das referidas competências com o máximo de eficácia e eficiência, as Juntas de Freguesia irão também receber um pacote financeiro associado: € 133 325,00 (Ferreiras), € 128 419,00 (Guia) e € 118 806,00 (Paderne), bem como os recursos humanos e materiais necessários.

José Carlos Rolo sublinha que os Acordos “visam promover a coesão territorial do concelho, o reforço da solidariedade interautarquias, a melhoraria da qualidade dos serviços prestados às populações, a racionalização dos recursos disponíveis, a promoção da desconcentração administrativa, o reforço da proximidade com os munícipes e uma maior celeridade, economia e eficiência das decisões administrativas”.

Entretanto ficou marcada uma reunião com todos os intervenientes, que irá ter lugar já na próxima semana, destinada à clarificação e agilização de algumas das competências, com destaque para as questões que se prendem com as escolas, caminhos e desconcentração administrativa, que irão ser objeto de Adenda aos referidos Acordos, bem como de outras que se considerem importantes para o desenvolvimento das freguesias.

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