Partilhar

Pavimentação de um troço da Rua 5 de Outubro - 1934



O projeto, datado de 1934, dizia respeito à Rua 5 de Outubro, em Albufeira — antiga Rua Direita —, a principal artéria da vila, onde, à época, se concentrava grande parte da atividade social e comercial.

A sua importância foi significativamente reforçada com a abertura de o túnel no prolongamento da rua, que passou a estabelecer uma ligação direta entre o centro da vila e a praia de Albufeira.

Esta rua, que constituía o fim do ramal da estrada Albufeira–Guia, encontrava-se pavimentada com paralelepípedos de calcário ao longo da maior parte da sua extensão. Apenas um pequeno troço, com 21,50 metros, apresentava calçada portuguesa, a qual se encontrava em péssimo estado de conservação, revelando-se imprópria para o crescente trânsito que por ali circulava.

Propôs-se, por isso, a substituição desse troço por calçada em paralelepípedos, bem como a construção de passeios. Este melhoramento não foi estendido para além do troço identificado devido ao acentuado declive da Rua 5 de Outubro junto ao entroncamento com a Rua João de Deus, cuja pavimentação em macadame se manteve, de forma a facilitar a tração animal.

O orçamento da obra totalizava 7.465$18, sendo 1.748$46 destinados à mão de obra e 5.716$72 aos materiais.

O processo é composto por memória descritiva, preços simples, preços compostos, medições e orçamento. A planta geral incluía um fragmento da planta da vila de Albufeira à escala 1/1000, bem como a planta do troço a pavimentar, à escala 1/200.