Integração de Porcelana na Arte Contemporânea, de Belinha Silva

Os Risonardas

Segunda a sábado das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Encerra domingo e feriado.

Desde a dinastia Tang na China, quando os lusitanos aprenderam técnicas de porcelana, até ao século XVIII, quando o caulino foi descoberto em Portugal, que a porcelana portuguesa floresceu, fazendo parte da arte tradicional do nosso país.

Belinha Silva procede à “Fusão de Porcelana sobre Tela", que permite que a porcelana integre e se funda em arte contemporânea. A artista quebra porcelana para depois desenhar, pintar e queimar entre 740ºC e 1000ºC esses pedaços, que em seguida junta e cola sobre a tela pintada, criando desse modo as personagens dos seus quadros em porcelana. Nesta exposição, a artista apresenta ainda peças em acrílico sobre rolo de tela, desenhos e colagens acrílicas, bem como as suas estátuas em bronze.

De si própria, a autora, com exposições em diversas partes do mundo e diversos prémios e distinções, fala das influências da "origem portuguesa e dos diversos países europeus onde vivi, desenvolvi um estilo contemporâneo único que mistura alegoria, abstração, surrealismo, arte figurativa e pop’Art, transcendendo as normas tradicionais. Invento técnicas inovadoras, como a 'Fusão de Porcelana sobre Tela', revisitando a arte tradicional para torná-la vibrante e contemporânea, o que me permitiu ter a honra de ter sido nomeada Embaixadora de Arte 2024 para Portugal.”

Na imagem, o acrílico sobre tela, “Os Rinosardas”.

-
Galeria de Arte Pintor Samora Barros
Exposições

Partilhar:

brevemente