Festa secular em Honra da Nossa Senhora da Orada

Festa secular em Honra da Nossa Senhora da Orada

Procissão de Nossa Senhora da Orada – regresso à Ermida.
Com início às 21h00 na Igreja Matriz e término na Ermida da Orada às 22h30 

Esta procissão anual, onde a imagem de Nossa Senhora da Orada é transportada em barco engalanado por mar, é das mais emblemáticas manifestações da identidade de Albufeira. É a padroeira dos pescadores, mas também dos agricultores. Talvez por isso, por ordem do Rei D. Sebastião, em 1578, Pero Simão é nomeado ermitão de Nossa Senhora da Orada (substituindo Álvaro Peleja, conforme a 4.ª Chancelaria da Ordem de Avis de 1573), sobre a qual o pároco de Paderne também detinha responsabilidade.

Numa resposta do Padre Matias da Costa de Aragão, Pároco da Orada, datada de 10 de maio de 1758, dada ao inquérito do Padre Luiz Cardoso para a elaboração do “Dicionário Geográfico”, ficamos a conhecer a lenda deste culto em Albufeira:
Acode em todo o ano muita Romagem à Ermida da S. da Orada a satisfazer votos dos contínuos milagres que obra com quem invoca a sua proteção. É tradição certa que esta sagrada imagem, que é da altura de 7 palmos e meio com o bendito filho nos braços apareceu naquela Várzea sem que até agora se possa saber de onde, ou como veio: e que a colocaram na Matriz por duas vezes, e se achava pela manhã no mesmo lugar aonde apareceu, junto a um poço chamado de Várzea que dá água a toda a Vila sem que haja memória de se secar, ainda nos anos mais secos, e movido o povo com este milagre lhe fabricaram naquela parte uma capela aonde esta Senhora aparecendo imensos prodígios por muitos anos, e como esta capela se fosse a minando, refizeram na mesma Várzea outra maior igreja e em lugar mais cómodo e perto da Vila aonde hoje se venera com a mesma afluência de Milagres em todas as aflições.

Deste modo, ao longo de muitos séculos, a tradição e a fé tem aqui o seu lugar. O atual pároco de Albufeira, Flávio Martins, já lhe dedicou composições musicais e é um dos cultos aos quais devota cuidados redobrados. Assim, as procissões, por terra e mar e as eucaristias na Ermida e na Igreja Matriz têm sustentando um dos momentos anuais mais importantes do calendário religioso e turístico de Albufeira.

-
Igreja Matriz de Albufeira
Outros

Partilhar:

brevemente