ÉTICA E SOLIDARIEDADE EM DESTAQUE NA FESTA DO BASQUETEBOL JUVENIL

Após seis dias intensos de desporto, camaradagem, amizade e muito basquetebol, chegou ao fim mais uma edição da Festa do Basquetebol Juvenil. Perto de mil jovens das 72 seleções regionais percorreram a rede de pavilhões da cidade, onde se disputaram as 198 partidas. Os jogos “All-Star” continuam a ser um dos pontos altos do evento, que este ano também ficou marcado pela homenagem a Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que faleceu no passado mês de fevereiro.

De 3 a 8 de abril, Albufeira viveu momentos únicos protagonizados pelas 18 delegações regionais, compostas por 72 seleções de jovens, que vieram acompanhados por treinadores, árbitros, dirigentes, técnicos nacionais, membros da organização, fisioterapeutas e familiares. No total as Festas do Basquetebol Juvenil movimentam perto de 3 mil pessoas.

Este ano, os jogos decorreram em seis equipamentos desportivos do concelho, mais um do que no ano passado, com o Pavilhão de Olhos de Água a juntar-se ao Pavilhão Desportivo de Albufeira, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita e Pavilhão Francisco Neves (Imortal).

No sábado, os jogos All-Star, reavivados em 2016, voltaram a fazer furor, com muitos dos craques da Liga Portuguesa de Basquetebol a disputarem duas partidas, que provocaram sorrisos e o delírio do público que ovacionou efusivamente os atletas. O Sul venceu o Norte, quer em Femininos quer em Masculinos, mas ambas as equipas protagonizaram um espetáculo único, que incluiu ainda concursos de triplos e de afundanços. Os jovens atletas tiveram a oportunidade de conviver e partilhar experiências com as estrelas da modalidade.

Ainda durante a tarde de sábado, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) prestou homenagem a Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, falecido no passado mês de fevereiro. “É com reconhecida gratidão, que entregamos este galardão simbólico à família do Dr. Carlos Silva e Sousa, pelo seu envolvimento nestas Festas, desde o início, e pela sua contribuição enquanto autarca para o desenvolvimento do basquetebol”, referiu Manuel Fernandes, presidente da FPB.

As quatro finais do Campeonato Interassociações decorreram na manhã de domingo, com uma novidade: o Algarve disputou pela primeira vez uma final, com a seleção sub-14 masculina a vencer Lisboa por 46-40. O clássico Porto- Lisboa liderou nas restantes competições, com a associação da invicta a ganhar em sub-16 masculinos e sub-14 femininos, enquanto Lisboa conquistou o título na categoria de sub-16 femininos.

A manhã de domingo também ficou marcada pelo tributo prestado pela Federação Portuguesa de Basquetebol a várias personalidades, entre as quais Rui Valente, presidente do Conselho de Arbitragem da FPB, Carlos Saldanha, responsável administrativo das Festas durante 11 anos, e Vítor Ferreira, vice-presidente da FPB.

Este ano, a ação de Basket Solidário reverteu a favor do Centro Paroquial de Paderne, que recebeu o montante de 2.800,00 Euros, em resultado da doação de 2 Euros por parte de todos os participantes do evento.

Solidariedade e Fair Play foram as palavras de ordem desta Festa que, de ano para ano, tem vindo a implementar regras e prémios de incentivo aos mais jovens para a prática de desporto com respeito, retidão e cidadania. Além do Cartão Branco e dos prémios Fair Play, este ano foram também distinguidos os Árbitros Revelação e Atitude.

E o resultado deste trabalho em prol da ética valeu à FPB a distinção por parte do IPDJ- Instituto Português do Desporto e da Juventude, que atribuiu a primeira Bandeira da Ética, que reconhece “o envolvimento e o compromisso da Federação na aplicação dos valores da ética”, salientou o presidente do IPDJ, Augusto Badanha. Manuel Fernandes fez questão de frisar que “esta Bandeira que simboliza a ética, solidariedade, atitude e cidadania pertence a toda a família do basquetebol”.

Na cerimónia de encerramento, a Federação Portuguesa de Basquetebol agradeceu a todo os envolvidos, referindo que “a modalidade sai daqui com uma força enorme, levamos a nossa autoestima muito elevada e todo este esforço só tem um objetivo: os jogadores e jogadoras do basquetebol português, que são o motivo desta Festa”.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, felicitou todos os presentes pela “magnífica festa que trazem a Albufeira, uma verdadeira lição de ética, desportivismo, respeito e solidariedade, porque o desporto deve ser também convívio, tolerância, disciplina e trabalho em equipa”. O autarca anunciou que Albufeira está de portas abertas para acolher a edição de 2019 da Festa do Basquetebol Juvenil.

CLASSIFICAÇÃO

SUB-14