SENIORES DE ALBUFEIRA PARTICIPAM NAS COMEMORAÇÕES DO DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

Mais de 270 seniores participaram nas celebrações do Dia Internacional do Idoso, que decorreram no Espaço Multiusos de Albufeira, no passado dia 3 de outubro. Numa tarde de teatro e convívio, os idosos das várias freguesias e dos lares e centros de dia do concelho recordaram os velhos tempos e confraternizaram com as crianças do primeiro ciclo num encontro intergeracional que terminou num animado lanche.

Albufeira comemorou o Dia Internacional do Idoso com uma sessão de teatro que juntou perto de 380 pessoas, entre seniores e crianças, no Espaço Multiusos da cidade, na passada segunda-feira, 3 de outubro.

“Estou muito satisfeito por ver esta casa cheia de jovens e de pessoas idosas a conviverem em sintonia”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Carlos Silva e Sousa defende que a data deve ser sempre celebrada “para que a nossa sociedade não se esqueça dos idosos, que muito contribuem com a sua sabedoria, experiência, alegria e participação, que enriquece cada vez mais a comunidade de Albufeira, que se pretende justa e fraterna”.

A peça “No Cantinho à Lareira”, interpretada pelo grupo Ao Luar Teatro, fez soltar longas gargalhadas por toda a sala, espalhando a boa disposição pela plateia. No final, todos participaram num lanche convívio, que permitiu a troca de experiências e a partilha de saberes.

Na sua intervenção, a vereadora da Ação Social, Marlene Silva, fez questão de apresentar ao público todos os representantes do Grupo de Trabalho de Idosos, para que os seniores pudessem “conhecer as caras das pessoas que trabalham para vós e para que tudo isto aconteça. O Grupo de Trabalho de Idosos é um grupo que defende muitas causas nobres relacionadas com os idosos que merecem, cada vez mais, a nossa atenção”. Marlene Silva recordou ainda que a Câmara Municipal promove um conjunto de atividades e apoios direcionados aos seniores do concelho através do Clube Avô, que permite aos idosos manterem-se ativos e saudáveis.

Refira-se que a iniciativa foi organizada pelo Município de Albufeira em conjunto com o Grupo de Trabalho de Idosos, constituído por diversas entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Albufeira, ACES – Central (Centro de Saúde de Albufeira), Associação Humanitária e de Solidariedade de Albufeira, Banco do Tempo, Centro Paroquial de Paderne, Conferência São Vicente de Paulo, Cruz Vermelha Portuguesa, Fundação António Silva Leal, Guarda Nacional Republicana, Segurança Social, Nuclegarve, Santa Casa da Misericórdia e Bombeiros Voluntários de Albufeira. O Grupo funciona no âmbito da Rede Social do concelho e tem como objetivo promover a imagem da terceira idade. Através desta parceria, as diferentes entidades assumem o compromisso de trabalhar em conjunto na procura de soluções para as problemáticas sociais do concelho.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...