SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA DESLOCOU-SE A ALBUFEIRA

Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna esteve em Albufeira para visitar as instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e do Subdestacamento Territorial da GNR de Albufeira, com o objetivo de fazer o ponto de situação das intervenções necessárias em ambas as instituições. O presidente da Câmara, Carlos Silva e Sousa, acompanhou a visita, dando ênfase ao projeto de ampliação do Quartel do Posto Territorial da GNR de Olhos de Água, uma intervenção fundamental para o fortalecimento da segurança de pessoas e bens numa freguesia que alberga grande parte das praias e das unidades hoteleiras de 5 estrelas do concelho.

Na passada segunda-feira, 11 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, e o presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, receberam uma comitiva chefiada pela Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, acompanhada pelo Coronel Silva Gomes, Comandante do Comando Territorial da GNR de Faro. Nesta visita ao concelho foram abordados diversos assuntos relacionados com a segurança e com as condições em que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a Guarda Nacional Republicana desenvolvem a sua atividade.

Após uma reunião nos Paços do Concelho, a responsável governamental visitou a Delegação Regional de Albufeira do SEF, onde foi recebida pelo diretor Regional do Algarve, Paulo Torres, e pelo chefe da Delegação de Albufeira, Joaquim Patrício. Isabel Oneto comprometeu-se em encontrar novas instalações que permitam dar uma resposta efetiva à quantidade de solicitações diárias que a delegação recebe. “Atendemos mais de 80 pessoas por dia e somos a delegação com maior receita a nível regional”, atestou Joaquim Patrício, para quem é “urgente encontrar um espaço maior e com melhores condições quer de trabalho, quer de atendimento”. A responsável da pasta assentiu que “esta é uma situação prioritária, que tem que ser resolvida com celeridade”.

No Subdestacamento Territorial da GNR de Albufeira, a comitiva foi conduzida pelo Major Marco Henriques que realizou uma visita guiada às instalações. Para além deste Subdestacamento, a Guarda Nacional Republicana tem um Posto de Atendimento no Centro Antigo da cidade, um Posto Territorial em Paderne e outro em Olhos de Água. Este último, construído em 1977 num terreno cedido pela Autarquia, onde funcionava a Brigada Fiscal, está a ser alvo de um projeto de ampliação orçado em cerca de 300 mil euros, que inclui a renovação completa das instalações. “O Quartel de Olhos de Água encontra-se bastante degradado e sem condições para dar resposta às necessidades de um concelho e de uma freguesia fortemente marcados pela atividade turística”, salientou Carlos Silva e Sousa. O presidente da Câmara solicitou a Isabel Oneto o envolvimento do Ministério da Administração Interna neste projeto “essencial para reforçar a segurança numa zona que durante o verão acolhe milhares de turistas e durante o inverno tem centenas de residências fechadas que necessitam de vigilância”, acrescentou. A Autarquia já custeou a elaboração de um projeto de arquitetura e está disponível para colaborar na construção do novo equipamento. “Mantemos uma excelente relação de cooperação com as forças de segurança locais, ajudando sempre que possível. Neste caso, cedemos ainda as instalações da antiga Junta de freguesia de Olhos de Água, onde atualmente funciona o Posto da GNR daquela localidade”, explicou o edil de Albufeira.

Do encontro resultou a garantia da tutela em iniciar as diligências necessárias para uma possível cooperação com o Município no sentido de remodelar e ampliar o atual edifício do Quartel da GNR de Olhos de Água, melhorando substancialmente alguns problemas estruturais que o equipamento apresenta e as condições de trabalho dos 18 agentes afetos àquele Posto.