PROTEÇÃO CIVIL DE ALBUFEIRA ENSINA IDOSOS A PROTEGEREM-SE DOS EFEITOS DO CALOR

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira está a promover uma campanha de sensibilização intitulada “Saiba como se proteger das temperaturas elevadas!”. A iniciativa, que se destina à população idosa do Concelho a viver em situação de isolamento, está a ser realizada com a colaboração da ARS (Saúde Pública de Albufeira) e a seção de programas especiais do Destacamento da GNR de Albufeira – Idoso em Segurança e tem como finalidade proteger a saúde das populações contra os efeitos negativos dos períodos de maior calor.

Quando as temperaturas sobem é necessário ter atenção redobrada com os efeitos do calor, especialmente as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, quem tenha determinadas doenças crónicas (respiratórias, circulatórias e outras), doentes acamados e quem estiver a seguir uma dieta com restrição de líquidos.

A exposição ao calor intenso constitui uma agressão para o organismo, podendo conduzir ao agravamento de doenças crónicas, originar caibras, desidratação, esgotamento, golpes de calor, entre outras complicações que podem exigir cuidados médicos de emergência.

Com o objetivo de evitar este tipo de situações, todos os anos por esta altura, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Albufeira leva a cabo campanhas de sensibilização nos Lares e Centros de Dia do concelho com o objetivo de sensibilizar os idosos para a necessidade de adotar algumas medidas de autoproteção. Este ano, pela primeira vez, a Campanha é especialmente vocacionada para os idosos que vivem mais isolados.

Entre as principais recomendações para prevenir os efeitos do calor o SMPC aconselha:

Mantenha-se hidratado – beba água mesmo quando não tem sede| Proteja-se do calor – evite a exposição direta ao sol, especialmente entre as 11 e as 17horas| Mantenha a casa fresca| Proteja-se se tiver algum problema de saúde| Mantenha-se em contacto com outras pessoas| Use roupas leves, claras e soltas e não se esqueça do chapéu e dos óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB| Mantenha-se atento e informado.

Para mais informações ligue para a linha Saúde 24 - 808 24 24 24. Em caso de emergência contacte o 112.

A sua saúde depende de si! Colabore!