PINTURA E FOTOGRAFIA EM DESTAQUE NO MÊS DE MAIO

Todos os meses, Albufeira é palco das mais variadas exposições artísticas. Em maio, pintores e fotógrafos divulgam as suas obras nos espaços culturais do concelho. Conheça as propostas que temos para lhe oferecer.

A Galeria de Arte Pintor Samora Barros, situada no Largo Eng.º Duarte Pacheco, exibe até dia 29 de maio a mostra de pintura “Cor e Luz”, de José Armando de Lima Dâmaso. Nesta exposição de pintura a óleo sobre tela, o artista apresenta uma amostra da sua obra, com pinturas de Albufeira, a sua terra, onde foi distinguido, em 2014, com uma Menção Honrosa no concurso “Cores e Formas dos Nossos Artistas”, promovido pela Câmara Municipal. Para ver de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Já na Galeria Municipal João Bailote, e até 20 de maio, está patente a exposição de pintura do artista holandês Hans van Hoogdalem. O pintor estudou nos anos 60 na Escola Nacional de Pintura em Utrecht e começou sua carreira em 1970 como designer e pintor ornamental para as cervejarias Heineken, onde trabalhou em muitas exposições e eventos, e nos últimos anos, projetou e decorou interiores de bares e restaurante em todo o mundo. Em 2000, deixou a Holanda e veio para Portugal, dedicando-se a pintar retratos e outros temas. A Galeria está aberta ao público de terça a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Encerra domingo, segunda-feira e dias feriados.

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira continua a exibir a mostra fotográfica “Outras Viagens, Outros Olhares” até ao próximo dia 30 de abril. Nesta mostra, podem-se ver várias fotografias de um Algarve distante, quando o setor turístico estava a dar os primeiros passos e Albufeira ainda era descrita como uma pequena vila piscatória, de casario branco. O Museu está aberto das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 às terças, sábados e domingos e das 9h30 às 17h30 às quartas, quintas e sextas, encerrando à segunda-feira.

E a fotografia volta a estar em destaque na exposição “Documentar o Algarve Interior”, um projeto que incide na documentação de oito concelhos: Albufeira, Castro Marim, Faro, Tavira, Loulé, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António. Para ver até dia 6 de maio, de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 12h30, e as 13h30 e as 17h00. O Arquivo encerra aos sábados, domingos e feriados.