PAVILHÃO MUNICIPAL DE ALBUFEIRA ABRE PORTAS À GALA DO DESPORTO 2020

É já na próxima sexta-feira que Albufeira celebra o Desporto através de uma Gala que reúne a comunidade desportiva do concelho e distingue os atletas que alcançaram resultados de relevo na época passada. Além dos 300 desportistas, que integram os clubes e associações do concelho, o Município homenageia, todos os anos, personalidades nacionais e locais ligadas ao desporto. Para a 16ª edição da Gala do Desporto de Albufeira, os homenageados são Madjer, que ostenta o título de melhor jogador de futebol de praia, João Neves, campeão europeu de basquetebol pela Seleção Nacional de Sub20, e Isabel Figueira, campeã mundial de natação em 50 metros bruços.

Já estão a ser ultimados os preparativos para a Gala do Desporto Albufeira 2020. O Pavilhão Desportivo Municipal abre as portas às 21h00 da próxima sexta-feira, 7 de fevereiro, para acolher os clubes e associações do concelho, cujos atletas irão ser distinguidos pela Câmara Municipal.

Além dos atletas, as bancadas enchem-se de treinadores, dirigentes associativos e familiares dos jovens, que fazem questão de participar nesta noite de festa, dedicada ao Desporto, ao Fair-Play e ao espírito de sacrifício de todos aqueles que treinam arduamente para alcançarem um lugar no pódio.

Este ano, subirão ao palco cerca de 300 atletas praticantes de 21 modalidades: Artes Marciais, Atletismo, Automobilismo, Basquetebol, Ciclismo, Danças, Danças de Salão, Desporto Adaptado, Futebol, Futsal, Ginástica/Acrobática, Hipismo, Judo, Natação, Patinagem, Pesca desportivo, Squash, Stand Up Padel, Surf, Triatlo e Voleibol.

A personalidade nacional em destaque será Madjer, que levou Portugal à vitória em muitas competições de futebol de praia. A última foi em representação da Seleção Nacional, que se sagrou campeã do mundo ao derrotar a Itália, em dezembro de 2019. Esta foi a terceira taça mundial ganha pela seleção lusa, depois de 2001 e 2015. Aos 42 anos, João Victor Saraiva, conhecido por Madjer, soma um sem número de títulos: três vezes campeão mundial de seleções e uma de clubes; campeão europeu por Portugal em cinco ocasiões; o primeiro jogador a marcar oficialmente mil golos pela Seleção; três vezes eleito pela FIFA como o melhor jogador e outras quatro como o melhor da Europa; entre muitos outros. A carreira de Madjer no futebol de praia aproxima-se do final, após 22 anos de muitos títulos e golos espetaculares, que fizeram com que a France Football o elegesse o melhor da história da modalidade.

A nível local, o município vai homenagear dois desportistas que se têm destacado coletiva e individualmente. João Neves integra a Seleção Nacional de Basquetebol Sub20, que venceu o Campeonato Europeu, disputado em julho de 2019, em Matosinhos, e que permitiu a subida à Divisão A de basquetebol do escalão de sub20. O jovem veste atualmente a camisola do clube da terra, o Imortal BC, depois de ter jogado pelo Angra Basket na época passada, e ter feito parte das classes de formação do Benfica de 2015 a 2017.

Isabel Figueira, nadadora do Clube de Natação de Faro, bateu o recorde da Europa Master (40-44 anos), em 50 metros bruços, durante o XIII OPEN Internacional de Masters de Inverno, que decorreu em janeiro de 2019, na Mealhada. Foi também campeã da Europa, em 2009, com um recorde europeu, em Cádiz. Em agosto de 2019, a atleta algarvia sagrou-se campeã do Mundo, na Coreia do Sul, com 33,46 segundos, superando o recorde nacional do escalão 40-44 que já lhe pertencia (33,73) desde julho de 2019, no Open de Masters em Reguengos de Monsaraz. Refira-se que a atleta conquistou ainda o título de vice-campeã do Mundo nos 200 metros Bruços, em Gwangju, com um novo recorde nacional.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...