NOVOS ÓRGÃO AUTÁRQUICOS TOMAM POSSE A 15 DE OUTUBRO PARA O MANDATO 2021-2025

A 15 de outubro, José Carlos Martins Rolo será empossado nas funções de presidente da Câmara Municipal de Albufeira, numa sessão solene de Tomada de Posse dos novos Órgãos Autárquicos, a ter lugar no Auditório Municipal de Albufeira, à 19h00. Durante a cerimónia, o presidente eleito dará a conhecer as linhas gerais do próximo mandato.

José Carlos Rolo é licenciado em Matemática, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e mestre na área da gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. Foi membro da Assembleia Municipal de Albufeira durante dois mandatos (década de 90) e presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de 1992 a 1994. Nas eleições autárquicas de 2001 entrou como vereador na Câmara Municipal, onde para além da responsabilidade dos vários pelouros que lhe foram atribuídos foi nomeado vice-presidente durante vários mandatos.

Em 2012, José Carlos Rolo assumiu pela primeira vez a presidência, durante cerca de um ano, na sequência da renúncia ao cargo de Desidério Silva para se candidatar à presidência da Região de Turismo do Algarve (RTA), mas manteve a segunda posição na lista do PSD para as autárquicas de 2013, ano em que foi eleito para a presidência Carlos Silva e Sousa. Depois de renovados os mandatos em 2017, José Carlos Rolo voltou a substituir o presidente Carlos Silva e Sousa no cargo, após a morte inesperada do autarca, em 2018, e agora conquistou a Câmara Municipal com 32,04 por cento (4.954 votos) encabeçando a lista da coligação Ser Albufeira (PPD/PSD, CDS-PP, MPT, PPM).

A tomada de posse dos novos Órgãos Autárquicos do Município está agendada para o dia 15 de outubro, sexta-feira, no Auditório Municipal, às 19h00. A cerimónia irá contar com a presença de diversas entidades e será transmitida em direto através do youtube do Município (albufeiraPT), bem como pelo facebook da Câmara Municipal, para que todos os interessados possam assistir à tomada de posse do novo executivo liderado por José Carlos Rolo, bem como dos membros para a Assembleia Municipal de Albufeira. Esta medida decorre das regras de segurança impostas pela DGS – Direção Geral de Saúde.

Para este segundo mandato, a coligação Ser Albufeira conseguiu 32,04% dos votos, garantindo assim três vereadores para a Câmara Municipal, José Carlos Rolo, Cristiano Cabrita e Cláudia Guedelha. O PS foi o segundo partido mais votado, com 25,66% dos votos, elegendo dois vereadores, Ricardo Clemente e Victor Ferraz. Seguiu-se o MIPA – Movimento Independente por Albufeira, com 15,99% dos votos, elegendo um vereador, Desidério Silva, o mesmo acontecendo com a candidatura do grupo AP – Albufeira Prometida, que ao obter 10,45% dos votos, elege um vereador, Abel Zua.

Na Assembleia Municipal a coligação Ser Albufeira reuniu 27,89% dos votos, o que lhe concede um total de oito deputados para ocupar o lugar dos membros da Assembleia. O PS soma um total de 26,6% dos votos, elegendo 10 deputados. O MIPA elege quatro deputados, o AP dois deputados e o partido Chega, um deputado. Neste número encontram-se já incluídos os quatro presidentes de Junta de Freguesia, pelo que o número de deputados da Assembleia é de 25.

Nas Freguesias há uma novidade: em Paderne, embora permaneça a mesma força política, é João Ruaça, do PS quem fica a liderar a Junta de Freguesia com 51,18% dos votos. Reeleitos, foram Indaleta Cabrita, cabeça de lista da coligação Ser Albufeira, que reassume a presidência da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água com 35,78 % dos votos, Jorge do Carmo na Freguesia de Ferreiras, pelo PS, com 41,86% dos votos e, na Junta de Freguesia da Guia, Dinis Nascimento permanece pelo PS, com 69,03 % dos votos.