MUNICÍPIO SENSIBILIZA ALUNOS PARA A PRESERVAÇÃO DO OCEANO

A Câmara Municipal de Albufeira, em colaboração com o Oceanário de Lisboa, promoveu uma ação de Educação Ambiental direcionada às escolas do concelho, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário. “Planeta Oceano” conduziu cerca de dois mil estudantes numa viagem pelo oceano, alertando para a sua importância, ameaças atuais e medidas de conservação. As 20 sessões decorreram no auditório da EB1/JI de Vale Pedras, de 3 a 7 de fevereiro.

Perto de dois mil estudantes, do 1.º ciclo ao ensino secundário, assistiram à ação de Educação Ambiental “Planeta Oceano”, que decorreu de 3 a 7 de fevereiro, no auditório da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Vale Pedras.

Durante mais de uma hora, duas biólogas marinhas do Oceanário de Lisboa deram a conhecer aos alunos e professores diversas curiosidades sobre o oceano, a sua biodiversidade, ameaças e sustentabilidade. “Esta ação envolve o público de todas as idades de forma ativa na proteção do oceano e na descoberta do mais importante recurso do nosso planeta. Vamos colocar o planeta nas mãos dos mais jovens e inspirá-los a serem os agentes da mudança que vão alterar o futuro do oceano”, apela a Fundação Oceano Azul / Oceanário de Lisboa.

As quatro sessões diárias, num total de 20, foram ministradas de forma interativa, com a participação dos alunos em diferentes jogos, desde mímica a perguntas.

“Ao longo do ano, a autarquia realiza diversas ações de Educação Ambiental dirigidas a diferentes públicos-alvo. Esta é uma matéria que está na ordem do dia e que é de extrema importância. É preciso promover as boas práticas ambientais, para que comecem cada vez mais cedo. Ao alertarmos as crianças e os jovens para estes temas, estamos a aumentar a probabilidade de virmos a ter adultos conscientes e preocupados com o planeta em que habitam”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

Refira-se que no passado mês de outubro, o Município de Albufeira acolheu no miradouro do Pau da Bandeira, um golfinho de 8 metros, construído a partir da reutilização de resíduos de plástico, que esteve em exposição até ao final de 2019. A escultura, da autoria da artista B.J. Boulter- “Ouvir o Oceano”- sensibilizou a população para a problemática da poluição dos oceanos, causada em grande parte pelo plástico descartável. A exposição foi uma iniciativa da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água em parceria com a Câmara Municipal.