MUNICIPIO PROPICIOU ATIVIDADES DE VERÃO A 352 CRIANÇAS CUJOS PAIS TIVERAM QUE TRABALHAR

Foram 352 as crianças que estiveram durante o período de verão em projetos promovidos pelo Município de Albufeira, para que os pais pudessem trabalhar. Abrangeram crianças do pré-escolar (“É Tempo de Brincar”) e do 1º ciclo do Ensino Básico (“Há Verão”), desenvolvendo competências pessoais e sociais, ao mesmo tempo que fomentaram hábitos de vida saudáveis e ampliaram as suas capacidades criativas, respeitando sempre todas as normas emanadas pela Direção-Geral de Saúde. “Estou agradado, pois foi para as crianças um verão quase normal”, referiu José Carlos Rolo.

Terminaram na passada sexta feira, 28 de agosto, os programas “Há Verão” e “É tempo de Brincar!”, promovidos pelo Município, a pensar no período de verão das crianças.

O Projeto “Há Verão” foi uma iniciativa de carácter excecional e temporária que veio substituir o “Educação no Verão” devido à pandemia provocada pela Covid-19. Destinado às crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, teve por objetivo dar resposta aos encarregados de educação que tiveram que trabalhar durante esta época de verão, proporcionando às 172 crianças inscritas, atividades do âmbito desportivo e lúdico-pedagógicas, tais como: jogos com água, jogos tradicionais, cross fit kids, capoeira, culinária, cinema, ateliers de expressões plástica, entre outras, privilegiando-se as atividades ao ar livre e o bem-estar psíquico e emocional das crianças. Este projeto decorreu nas várias freguesias do concelho, nomeadamente nos ATL’s das EB1 da Guia, Ferreiras, Olhos de Água e Caliços e também no Centro Educativo do Cerro do Ouro, em Paderne.

A par deste projeto, um outro denominado “É Tempo de Brincar” acolheu 180 crianças do pré-escolar nos Jardins de Infância de Correeira e Guia e na Ludoteca de Brejos. Cada equipamento recebeu três turmas de 20 crianças cada, perfazendo um total 180 crianças, 60 em cada equipamento. Ao longo do dia (08h30 -17h00), os mais pequenos participaram em diversas atividades lúdico-pedagógicas, como culinária, arte, dança, cinema, música, jogos, banhos de mangueira e sessões de relaxamento preparadas especialmente para as suas idades.

Estes campos de férias realizados pelo Município, contaram com a supervisão de educadoras, animadores e auxiliares do Município, respeitando todas as normas emanadas pela Direção-Geral de Saúde e pretenderam promover o desenvolvimento global e harmonioso das crianças, a socialização e a relação entre pares. “Esta dupla missão do programa permitiu às famílias, no mês de trabalho mais intenso, terem um local onde deixar os seus filhos em segurança; por outro lado, privilegiou a ocupação do tempo de forma útil e saudável, enriquecendo os mais novos com novas vivências e experiências através de atividades orientadas por profissionais”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira. José Carlos Rolo visitou as crianças e mostrou-se “agradado, por ver que mesmo em condições de grande rigor quanto às normas de saúde, as crianças tiveram um verão quase normal e cresceram, brincando ao mesmo tempo”.

“As crianças de Albufeira têm contado com o Município e as famílias sabem que nos nossos programas e projetos são desenvolvidas competências pessoais e sociais, ao mesmo tempo que são fomentados hábitos de vida saudáveis e impulsionadas as suas capacidades criativas. No próximo ano, se a situação epidemiológica do país assim o permitir, retomaremos o ‘Educação no Verão’ com a sua dinâmica habitual”, referiu ainda o autarca.