MUNICIPIO OFERECE CHEQUE PRENDA A TODOS OS ALUNOS DE ALBUFEIRA PARA APOIAR FAMÍLIAS E DINAMIZAR COMÉRCIO LOCAL.

Está aprovado o Protocolo de Colaboração entre Município de Albufeira e ACRAL – Associação de Comércio e Serviços do Algarve, que irá permitir a distribuição de um Cheque Prenda no valor uninominal de quinze euros por todas as crianças e jovens do concelho de Albufeira. O investimento ronda os 120 mil euros e está incluído num conjunto de iniciativas ligadas ao apoio social e económico, designado de “Município Presente”. No total, 8 mil alunos irão beneficiar desta medida.

O Município de Albufeira, em colaboração com a ACRAL – Associação de Comerciantes do Algarve, vai oferecer um voucher que funcionará como Cheque Prenda direcionado a toda a população escolar. O Cheque Prenda terá o valor uninominal de € 15 euros, sendo destinado a todas a crianças e jovens que frequentem as instituições do concelho, desde Creches, Jardins de Infância, alunos do 1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário.

No total, cerca de 8 mil crianças e jovens serão beneficiadas por esta medida cujo investimento ronda os 120 mil euros. O objetivo passa por apoiar as famílias nesta quadra, canalizando recursos de maneira a dinamizar a economia local.

“Vamos alocar uma parte substancial dos recursos inicialmente destinados à organização dos eventos ligados à quadra, nomeadamente Natal e Fim de Ano, a iniciativas destinadas ao apoio das famílias e da economia local” esclarece José Carlos Rolo. A autarquia vai implementar outras medidas direcionadas para a restauração e para os transportes e que serão anunciadas em breve. O autarca defende que “é necessário reforçarmos o apoio à economia, interligando as necessidades sociais das atuais famílias e trabalhando em rede com os serviços municipais, IPSS e associações empresariais”Recorde-se que a autarquia concluiu recentemente o pagamento das duas fases do Fundo de Apoio Municipal que implicou um investimento total de € 1.182.000 euros. No total, foram aprovadas 591 candidaturas. Empresários em nome individual, sociedades comerciais, cooperativas e profissionais liberais foram os beneficiários. O apoio traduziu-se na atribuição de uma verba de dois mil euros a fundo perdido, por cada uma das candidaturas aprovadas. Albufeira foi um dos municípios pioneiros na implementação deste instrumento de apoio.

Quanto ao Cheque Prenda, o voucher poderá ser trocado numa rede de lojas e serviços aderentes, entre os dias 21 de dezembro e 31 de janeiro. A adesão à rede de aderentes, está já disponível para os empresários locais, mediante um simples registo online, sem custos associados. Fique a conhecer como irá funcionar a iniciativa no folheto em anexo.