MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA REUNIU COM CONCESSIONÁRIOS DE PRAIA PARA PREPARAR ÉPOCA BALNEAR

No início de cada ano, o município de Albufeira reúne com os concessionários das 25 praias do concelho e com as entidades oficiais com responsabilidade na orla costeira, para que juntos façam o balanço da época balnear transata e tracem estratégias para o novo período, que se estende de 15 de maio a 15 de outubro. Na reunião do passado dia 28 de janeiro, estiveram presentes cerca de uma centena de participantes, que esclareceram dúvidas e apresentaram sugestões. “A possibilidade de Albufeira ter praias vigiadas durante todo o ano está cada vez mais perto”, anunciou José Carlos Rolo, garantindo que a autarquia está a avançar com diversos projetos de requalificação das acessibilidades, estacionamento e mobiliário urbano em todas as praias.

Na passada terça-feira, representantes dos 61 apoios balneares e recreativos do concelho de Albufeira marcaram presença na reunião anual de balanço da época balnear, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A reunião, que já vem sendo realizada há vários anos, serve para fazer uma análise da época balnear anterior e traçar metas e estratégias para a seguinte, que mais uma vez será de 15 de maio a 15 de outubro. A debater a temática estiveram o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, o vereador responsável pelo Ambiente, Rogério Neto, representante da Agência Portuguesa do Ambiente - Região Hidrográfica do Algarve, Isabel Pires, da Autoridade Marítima, comandante Gonzalez dos Paços (capitão do Porto de Portimão), da GNR, alferes Carlos Fraústo (comandante do Sub-destacamento Territorial da GNR de Albufeira), dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, comandante Abel Zua, e da ANSA- Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, Jorge Azevedo.

A abrir os discursos, José Carlos Rolo afirmou que “temos um clima propício à praia, mesmo fora da época balnear, o que torna necessário haver vigilância para evitar situações de risco. Vamos avançar com um projeto-piloto para colocarmos nadadores salvadores em algumas das praias mais frequentadas no concelho, durante todo o ano”. O autarca acrescentou que “ao aumentarmos a segurança nas praias, estamos também a impulsionar o turismo durante a época baixa”.

O comandante da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira apoia a iniciativa, concordando que “Albufeira merece ter praias vigiadas fora do período da época balnear, pelo menos as que registam maior afluência. Estamos disponíveis durante todo o ano para colaborarmos com o município”, frisou Abel Zua.

Recorde-se que em 2019, a Câmara de Albufeira decidiu aceitar a transferência de competências no âmbito do decreto-lei n.º 97/2018, no que diz respeito ao licenciamento e autorização para instalar infraestruturas, equipamentos, apoios de praia e acessos à zona balnear. A Autoridade Marítima Nacional mantém jurisdição sobre as questões de vigilância e policiamento dos espaços balneares, e a APA/ARH ocupar-se-á do ordenamento da orla costeira, gestão de águas e gestão de riscos.

Durante a época balnear 2019, a Autoridade Marítima contabilizou apenas 1 salvamento e 31 pedidos de socorro, dos quais não resultaram quaisquer vítimas. O capitão do Porto de Portimão, comandante Gonzalez dos Paços, informou que uma das reclamações dos utentes das praias incidiu sobre a questão do estacionamento, cuja “sinalização deverá ser mais clara”. “Estamos a traçar um conjunto de intervenções que irão abranger o estacionamento junto às praias. Iremos estudar caso a caso para que todos os acessos sejam melhorados e seja criada sinalética adequada”, garantiu o presidente da Câmara. José Carlos Rolo adiantou ainda que a estrada da Rocha Baixinha, que liga a praia dos Tomates à ponte da Rocha Baixinha, irá ser pavimentada, mas “temos que ter em conta os atletas que utilizam aquela área para realizar os seus treinos ou a suas atividades de lazer, a pé ou de bicicleta”, frisou o presidente.

Além da segurança, o município tem investido no melhoramento de outros aspetos relacionados com as praias, desde a limpeza às acessibilidades e requalificações. “Em 2019, recolhemos perto de 400 toneladas de lixo das praias, mais 18 toneladas que em 2018. Só em agosto, atingimos as 102 toneladas. No ano passado investimos mais de 600 mil euros e estamos agora a avançar com projetos de requalificação para diversas praias, que incluem mobiliário urbano (bancos, lava-pés e duches), acessos e estacionamento”, assegurou Rogério Neto. O vereador adiantou que na praia do Peneco vão requalificar a escadaria e realizar uma empreitada para sustentar a arriba.

“As praias são o maior trunfo turístico de Albufeira e por isso devemos trabalhar em conjunto para mantermos a qualidade que nos distingue. Em 2019 voltámos a ter Bandeira Azul na totalidade das 25 praias e também na Marina, fomos distinguidos com 18 galardões “Qualidade de Ouro”, 13 insígnias “Praia Acessível”, 8 bandeiras “Praia Saudável” e 12 praias com bandeiras Color Add para banhistas com daltonismo”, orgulha-se Rogério Neto.

A reunião terminou com a intervenção dos responsáveis pelos concessionários, que esclareceram dúvidas e apresentaram sugestões. Os acessos às praias, a limpeza, o estacionamento e a má conduta por parte dos banhistas foram alguns dos temas em cima da mesa, que o município irá tentar resolver dentro das suas competências.