MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA INVESTE MAIS DE 22 MILHÕES DE EUROS NO COMBATE À COVID-19

As contas da Covid-19 estão feitas e apontam que o Município de Albufeira concentrou mais de 22 milhões de euros em medidas de combate à pandemia, nas quais se incluem a suspensão de taxas, impostos e demais verbas, bem como diversos investimentos e apoios de ordem social. Só o centro de vacinação inoculou já quase 70 mil vacinas. José Carlos Rolo diz que “tudo foi feito em nome das pessoas, para as pessoas e com as pessoas; e para acautelar o futuro, de modo a que Albufeira continue a ser o destino de sonho que sempre foi”.

Entre as perdas de receita e as medidas de combate à Covid-19, desde março de 2020, altura em que a pandemia exigiu respostas precisas face às necessidades mais prementes da população, o Município de Albufeira investiu  22.191.523,00 euros no conjunto de diversas frentes.

José Carlos Rolo não poupou esforços no que tange a aquisições de bens e serviços para fazer face aos inúmeros problemas causados pela pandemia, os quaia passaram pela compra de máscaras, produtos de limpeza, serviços de desinfeção, barreiras e sinalização, aluguer de equipamentos, computadores portáteis (110), tablets (584) e serviços informáticos para as escolas e para serviços de saúde e demais grupos da chamada “linha da frente”, ecógrafos e termómetros, ventiladores, testes ao vírus, serviços de transporte de doentes e a montagem de um Centro de Vacinação, que inoculou já  69652 vacinas, somando 4.240.888,00 euros.

Quanto a apoios financeiros a entidades externas, ascenderam a 4.113.610,00 euros, nomeadamente para a criação do Fundo de Apoio Empresarial e para associações de classe e de âmbito social, nomeadamente: ACRAL, AHRESP, Albucoop - Cooperativa de Rádio Táxis de Albufeira, bem como à AHSA - Associação Humanitária Solidariedade Albufeira, Centro Humanitário de Silves-Albufeira da Cruz Vermelha Portuguesa, CASA - Centro de Apoio ao Sem-abrigo, APPIA - Associação Pró-Partilha e Inserção do Algarve, Sociedade S. Vicente Paulo, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Fundação António Silva Leal, Centro Paroquial de Paderne e ARFIA - Associação do Rancho Folclórico Infantil de Albufeira. A salientar ainda o apoio à Associação para o Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve AD-ABC.

As perdas de receita prenderam-se com a suspensão das tarifas fixas de água, águas residuais e resíduos sólidos, quebras de receita de IMT, de taxas de ocupação da via pública, de suspensão de rendas de espaços comerciais e isenção de pagamentos em transportes urbanos e escolares, bem como a isenção de pagamento de publicidade, somando uma verba de 13. 837. 025,00 euros.

José Carlos Rolo aponta que “é uma quantia considerável, alguns investimentos que tínhamos previsto se fosse um ano dito normal, passaram para outro calendário, porque a prioridade são as pessoas, sempre, bem como o seu futuro. E neste âmbito, as crianças e os idosos mereceram-nos uma atenção especial”. O presidente da Câmara Municipal reitera as suas esperanças no crescimento económico, esperando não ser necessário mais nenhum confinamento. “O ano de 2020 foi particularmente difícil, mas fizemos tudo quanto podíamos e… e até mais. Tudo foi feito em nome das pessoas, para as pessoas e com as pessoas. E para acautelar o futuro, de modo a que Albufeira continue a ser o destino de sonho que sempre foi”.