MUNICÍPIO FIRMA PROTOCOLOS DE COLABORAÇÃO COM ASSOCIAÇÕES

A Câmara Municipal de Albufeira assinou, na passada semana, Protocolos de Colaboração com sete associações do concelho, que atuam nas áreas cultural, social, educativa e recreativa. O apoio concedido pela autarquia, no valor total de 43 mil euros, destina-se a ajudar as instituições a desenvolverem os seus projetos em prol da comunidade albufeirense.

O Município de Albufeira celebrou Protocolos de Colaboração com diversas associações sem fins lucrativos de índole social, cultural, educativa e recreativa. O apoio concedido abrange a Sociedade de S. Vicente de Paulo de Portugal- Conferência Beato Vicente de Santo António de Albufeira, a Associação de Angolanos e Amigos de Angola (AANGA), a Prime Skills Associação, e a Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira. O Município compromete-se a apoiar estas associações através de uma comparticipação financeira, apoio logístico e disponibilização de transportes.

Refira-se que a Sociedade de S. Vicente de Paulo dirige Lares, Casas de Trabalho, Centros de Dia, Casas de Idosos, Salas de Estudo, Jardins de Infância, Colónias de Férias para crianças e idosos, entre outros. O movimento católico de caridade ajuda os mais desfavorecidos através da distribuição de livros, medicamentos, vestuário, alimentos, e de visitas a idosos que vivem sozinhos e a famílias com problemas de integração na sociedade. Já a Associação de Angolanos e Amigos de Angola-AANGA é uma associação recreativa, cultural e desportiva, que tem por objeto promover e defender os direitos humanos, democracia, princípios de solidariedade humana e os valores culturais dos povos sem distinção de raça, sexo ou religião. A Prime Skills tem como intuito ajudar os jovens a preparar o seu futuro, dinamizando os programas implementados pela Fundação Jack Petchey, que se centram no desenvolvimento pessoal, vocacional e empreendedor dos jovens entre os 10 e os 25 anos de idade. A Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira tem como objetivo desenvolver atividades e iniciativas que ajudem a preservar a história cultural, os costumes e tradições ligadas às raízes da terra e homenagear a comunidade piscatória pelo seu papel importante e fundamental na construção, desenvolvimento e crescimento da cidade de Albufeira.

A Câmara Municipal celebrou ainda Protocolos de Desenvolvimento Cultural com a Associação dos Amigos de Albufeira, responsável pela gestão e dinamização do Polo de Albufeira da UATI- Universidade para a Terceira Idade, e com a Associação de Guitarra do Algarve (AGA) e a Fábrica da Igreja Paroquial de S. José – Ferreiras, com o objetivo de promover a Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve.

“No total, a Câmara concedeu um apoio no valor de 43 mil euros para que estas associações possam desenvolver o seu trabalho nas diferentes áreas, contribuindo para uma cidadania ativa e para uma Albufeira mais culta, mais justa e mais solidária”, salientou Carlos Silva e Sousa. O presidente da autarquia frisou que “Albufeira tem um movimento associativo muito forte, que contribui para o desenvolvimento local e para a crescente oferta de atividades, por isso apoiamos as coletividades do município, promovendo um associativismo empreendedor e dinâmico, com objetivos fortes”.