MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA RECEBE “SELO DE QUALIDADE EXEMPLAR DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO”

A Câmara Municipal de Albufeira foi distinguida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano", referente à qualidade da água fornecida em 2016. Esta é a segunda vez que o Município recebe este galardão, que visa premiar a excelência da água que chega à torneira dos consumidores.

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) voltou a atribuir à Câmara Municipal de Albufeira o “Selo de qualidade exemplar de água para consumo humano”, numa cerimónia que teve lugar no passado dia 8 de novembro, durante a 12.ª Expo Conferência da Água, em Lisboa.

A Autarquia já havia sido premiada em 2013 com este galardão que comprova que o Município de Albufeira fornece uma das melhores águas do País, garantindo todos os critérios previstos nas avaliações da entidade reguladora do setor da água e dos resíduos. Isto significa que a Câmara Municipal realizou a totalidade do número de análises agendadas no programa de controlo da qualidade da água, assim como atingiu os 99% no cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina (bactérias coliformes e Escherichia coli) e de todos os valores paramétricos de cheiro e sabor.

José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira com o pelouro das Águas e Saneamento, referiu estar muito orgulhoso pelo facto de se tratar de uma certificação extremamente rigorosa que “vem evidenciar as boas práticas e o esforço desenvolvido pela Autarquia para prestar um serviço de qualidade e dar garantias aos consumidores de que a água que corre nas torneiras em Albufeira é uma das melhores do País”. O autarca salienta que este reconhecimento permite incentivar ao consumo de água da torneira, “uma água devidamente controlada, mais económica e de fácil acesso”.

Refira-se que o serviço de abastecimento de água no concelho fornece uma população residente de 40.828 munícipes, número que dispara para cerca de 85 mil de população flutuante ao longo de todo o ano e para os 400 mil durante o período do verão. Anualmente, o volume de água distribuído atinge os 11 milhões de metros cúbicos ao longo de um total de 738 quilómetros de condutas.

A percentagem de água segura em Portugal Continental é de 98,69%, um valor considerado de excelência. Em Albufeira esse valor dispara para os 99,82%, comprovado através da realização anual de cerca de 500 análises laboratoriais.

“Neste último mandato investimos 1 milhão e 600 mil euros na rede de abastecimento de água e de saneamento do concelho, um avultado esforço para fazer face ao aumento populacional e à sazonalidade que carateriza este destino turístico”, refere José Carlos Rolo, garantindo que a Autarquia tem assegurado uma resposta concreta e efetiva nestas áreas, através da construção, renovação e modernização das infraestruturas: “após o levantamento exaustivo que tem estado a ser feito pela Autarquia, prevemos que, dentro de pouco tempo, consigamos atingir os 100% de taxa de cobertura de abastecimento de água potável e aumentar de forma gradual a rede de saneamento básico do concelho, com o objetivo de manter a qualidade de vida da população – turista e residente – bem como o equilíbrio ecológico no concelho”, assegura o autarca. Este investimento serviu para dar continuidade ao Plano de Controlo de Qualidade da Água para Consumo Humano, realizar a manutenção e ampliação do Sistema de Telegestão, a remodelação e ampliação da rede de abastecimento de água, a remodelação dos reservatórios e o fornecimento de contadores.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, relembra ainda o trabalho que tem estado a ser feito para prevenir eventuais inundações e cheias, com a execução do Plano de Drenagem de Albufeira, aquisição de motobombas, desobstrução de coletores, limpeza de caneiros, requalificação das linhas de água, remodelação da rede de águas residuais pluviais da Baixa de Albufeira, remodelação da descarga pluvial e contenção de areal nas praias dos Pescadores e Inatel, e execução da Estação Elevatória da Praça dos Pescadores. “Temos priorizado as obras relacionadas com o Plano de Drenagem, que permitirão evitar situações de cheias como as que assolaram o concelho em 2015. A implementação do Plano tem significado um grande esforço financeiro, mas é algo que considero fundamental para Albufeira”, salienta o presidente. Entre as diversas empreitadas, destaque para a construção de um túnel de desvio de caudais entre a Ribeira de Albufeira e o Porto de Abrigo.

A iniciativa de distinção das entidades gestoras dos serviços, "Prémios e selos dos serviços de águas e resíduos" resulta de uma parceria entre a ERSAR e o Jornal Água & Ambiente e contou com um júri constituído por elementos da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a ESGRA - Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.