MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA DISTINGUE PME LÍDER E EXCELÊNCIA

O Município de Albufeira distinguiu 70 empresas do concelho que, no ano de 2017, receberam o estatuto PME Líder e PME Excelência, um selo de qualidade atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal às empresas que mais contribuíram para a competitividade e para o desenvolvimento da economia nacional. A cerimónia teve lugar na passada quinta-feira, no Salão D. Paio Peres da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Paderne.

Na passada quinta-feira, 3 de maio, a Câmara Municipal de Albufeira realizou uma cerimónia de reconhecimento público para homenagear as 70 empresas locais galardoadas com o Estatuto PME Líder e PME Excelência.

Estes estatutos são atribuídos pelo IAPMEI, numa parceria com o Turismo de Portugal e com os principais bancos a operar no país. É um instrumento de qualificação de empresas, que distingue as PME com melhores indicadores económico-financeiros, que prossigam estratégias de crescimento e liderança competitiva.

“Há cinco anos que o Município de Albufeira realiza esta cerimónia, com o objetivo de reconhecer aqueles que obtiveram os melhores desempenhos nas diferentes áreas de atividade. É importante que estas empresas sejam reconhecidas, quer pelos seus clientes, quer pelo poder político e poder público”, salientou José Carlos Rolo, presidente Câmara Municipal de Albufeira.

O estatuto PME Líder e PME Excelência tem associado um conjunto significativo de vantagens, nomeadamente no que respeita ao acesso ao crédito, melhores condições de financiamento e de aquisição de produtos e serviços, facilidades nas relações com a banca e administração pública, e um certificado de qualidade na sua relação com o mercado.

Durante a cerimónia, João Pimentel, diretor da Direção de Proximidade Regional e Licenciamento do IAPMEI, felicitou as empresas, que considera “uma referência para a economia portuguesa”. O dirigente fez saber que a nível nacional, “o Município de Albufeira continua a demonstrar um dinamismo empresarial que merece ser sublinhado. O concelho tem 70 PME Líder e 32 PME Excelência, que apresentam indicadores de desempenho e de solidez financeira alinhadas e mesmo superiores à média nacional, destacando-se o peso das PME Líder e Excelência do setor do Turismo, que representam respetivamente, 68% e 78% em Albufeira, contra 11% e 20% a nível nacional”. João Pimentel referiu que estas empresas apresentaram, em 2016, um volume de negócios de aproximadamente 220 milhões de euros: “para além de uma evolução de quase 16% no volume de negócios, estas PME obtiveram uma melhoria dos resultados líquidos em quase 47%. A sua autonomia financeira é superior a 58% e a rentabilidade dos capitais próprios perto de 25%. São números que refletem bem a comunidade, o trabalho e o esforço das empresas, mas destacam também a responsabilidade associada à atribuição deste estatuto”.

Refira-se que o grupo das PME Líder que apresentem os melhores desempenhos é também distinguido com o Estatuto PME Excelência, que atribui notoriedade e facilita as condições de financiamento e de reforço competitivo.

Carlos Abade, membro do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, confessou sentir-se orgulhoso e honrado por estar em Albufeira, “um concelho com uma grande importância para o setor do Turismo. Em Portugal tivemos 767 empresas que mereceram o estatuto de PME Líder, das quais mais de metade obteve o estatuto de PME Excelência. Só no concelho de Albufeira, temos hoje 46 empresas turísticas com o estatuto de PME Líder, que representa praticamente 6% do total do país, das quais 25 são PME Excelência”. Carlos Abade salientou ainda que, em comparação com o ano anterior, Albufeira duplicou o número das PME Líder e triplicou o das PME Excelência: “são números que revelam um desempenho notável do ponto de vista de crescimento, de um concelho que se posiciona no pelotão da frente daquilo que é o crescimento do sector do Turismo e com isso, da economia nacional”, garantiu o representante do Turismo de Portugal.

As PME Líder e PME Excelência têm um papel essencial na dinamização da atividade económica, na geração de valor e na criação de emprego. São empresas de sucesso, que apresentam elevados níveis de sustentabilidade e autonomia financeira, servindo de exemplo para a economia portuguesa.