MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA COMEMORA JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

O Município de Albufeira vai assinalar as Jornadas Europeias do Património com diversas atividades no Castelo de Paderne e no Museu Municipal de Arqueologia, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Sob a temática “Partilhar Memórias”, a Autarquia irá exibir o documentário “Casas com História”, no Museu de Arqueologia que terá as portas abertas ao público de forma gratuita. No Castelo de Paderne haverá peddy-paper, jogos tradicionais, ateliers de pintura e desenho, entre outras ações.

"Partilhar Memórias" é o tema das Jornadas Europeias do Património 2018 que, este ano, se realizam nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos para atualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração. E partilhá-la entre as diferentes gerações, diferentes comunidades e diferentes países contribui para a construção de um mundo mais esclarecido, mais tolerante e melhor.

Em Albufeira, a iniciativa vai ser assinalada com diversas atividades no Castelo de Paderne. Entre as 10h00 e as 16h00, vai decorrer um peddy-paper, jogos tradicionais e workshops de pintura e desenho. Já no Museu de Arqueologia, a Câmara Municipal vai exibir o documentário “Casas com História”, onde são contadas na primeira pessoa histórias de vida e histórias de Albufeira através de entrevistas a alguns dos moradores mais antigos da zona antiga da cidade e do Cerro do Castelo, que falam das gentes, festividades, tradições e profissões. O Museu Municipal de Arqueologia estará aberto gratuitamente durante esses três dias, entre as 9h30 e as 17h30. Poderá aproveitar ainda para visitar a exposição temporária patente neste espaço cultural "Albufeira, por Artur Pastor". A exposição é centrada no fotógrafo de referência Artur Pastor que estabeleceu com o território algarvio, e em particular, com Albufeira, uma relação especial. Vinte anos após Artur Pastor ter realizado a sua última exposição, pretende-se mostrar parte do seu percurso e prestar uma homenagem ao legado que deixou para o concelho de Albufeira. A exposição é composta por dois núcleos expositivos, “Locais com Histórias” apresentada no Arquivo Histórico e “O mar e as suas gentes” presente no Museu.

As Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa.