Município assina protocolos com associações culturais

Na passada terça-feira, 14 de julho, o Município de Albufeira assinou protocolos de colaboração com duas associações culturais do concelho, nomeadamente com a Associação dos Amigos de Albufeira e a Casa do Povo de Paderne, que se consubstanciaram num investimento financeiro a rondar os 16 mil euros.

Refira-se que desde o ano de 1997 que a Câmara Municipal de Albufeira mantém uma colaboração regular com a Associação dos Amigos de Albufeira, primeiro através da cedência do espaço necessário à instalação da sede e ao desenvolvimento das atividades culturais da instituição e posteriormente viabilizando o funcionamento da delegação de Albufeira da Universidade do Algarve para a Terceira Idade (UATI).

Para o ano de 2015, a Autarquia renovou o acordo que irá permitir àquela Associação prosseguir com os seus objetivos sociais, comprometendo-se, ao abrigo do mesmo, a desenvolver as habituais atividades de apoio à Terceira Idade, das quais destacamos a formação em áreas como a informática, Inglês, Alemão, Pintura, Bordados, Arraiolos, Música, Cerâmica, entre outros, para além da organização de passeios, música, dança, iniciativas de âmbito cultural, lúdico e desportivo, bem como visitas de estudo a locais de interesse histórico e arquitetónico. Refira-se que no final de cada ano letivo os trabalhos efetuados pelos alunos da UATI nas diversas disciplinas são apresentados numa exposição que fica patente ao público numa das Galerias de Arte da cidade.

A comparticipação financeira atribuída este ano é de € 8. 250,00, ficando a Associação obrigada a efetuar alguns espetáculos musicais destinados a associações de âmbito social, lares da terceira idade, Clube Avô e a animar algumas festividades no concelho.

Também a Casa do Povo de Paderne, uma associação de cariz social, cultural e recreativo que acolhe no seu seio o Grupo de Amigos de Paderne viu, uma vez mais, serem reconhecidos os serviços prestados junto dos seus associados e da restante população. A associação recebeu € 7.500,00, com vista ao desenvolvimento das suas atividades de caráter regular, comprometendo-se a colaborar na organização do evento “Paderne Medieval”, uma recreação histórica e etnográfica que todos os anos, a seguir à Passagem de Ano, junta milhares de visitantes naquela que é uma das aldeias mais típicas da região.