LIMPEZA DE TERRENOS PARA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

A Câmara Municipal de Albufeira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil/Gabinete Técnico Florestal, informa que até ao próximo dia 15 de março, os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à limpeza e gestão de combustível, numa faixa de 50 metros, se for uma habitação isolada e/ou 100 metros se se tratar de aglomerado populacional, com vista a proteger as habitações e outras infraestruturas envolventes do risco de incêndio. Colabore!

Todos os anos os incêndios florestais ameaçam casas, edificações e localidades. Para sua proteção é obrigatório, até dia 15 de março, proceder à gestão (limpeza) da vegetação numa faixa mínima de 50 metros à volta das edificações confinantes com os espaços florestais. Consulte o risco de incêndio no site do IPMA ou do ICNF e em caso de dúvida contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Albufeira através dos seguintes números de telefone: 289 599 503| 289 599 694.

Trata-se de uma medida preventiva, decorrente da legislação em vigor, que irá possibilitar uma melhor defesa da floresta contra os incêndios, bem como uma defesa mais eficaz de pessoas e bens.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira aconselha - fique atento à próxima fatura da água, juntamente com a qual irá receber o folheto informativo “Juntos na Prevenção. Colabore!”, onde ficará a conhecer em detalhe como proceder para defender a sua casa dos incêndios florestais e as medidas a adotar em caso de incêndio.

10 PASSOS PARA DEFENDER A SUA CASA DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

1 – Saber Reconhecer o Problema – No meio rural, por vezes as habitações encontram-se rodeadas por vegetação. Criar uma faixa de gestão de combustíveis no terreno envolvente à edificação é a sua melhor proteção.

2 – Definir a Faixa de Gestão de Combustíveis. Eliminar o material inflamável à volta da casa, cria um espaço de segurança. Uma faixa de 50m, no mínimo, reduz as hipóteses de um incêndio chegar à sua casa.

3 – Reduzir a vegetação mais inflamável. Evite a plantação de espécies mais inflamáveis e crie uma área regada de 10m em torno da casa.

4 – Mantenha a Faixa Limpa – Remova as árvores necessárias de modo a deixar um intervalo entre copas de 4m no mínimo. Desrame as árvores 4m acima do solo (para árvores com altura inferior a 8m desrame metade da altura total da árvore).

5 – Faixa de pavimentação não inflamável – Mantenha uma faixa de 1 a 2m em pavimentado não inflamável em redor da edificação.

6 – Limpe a cobertura e outras estruturas da casa – Mantenha os sobrantes de exploração agrícola e vegetal fora do raio dos 50m. Botijas de gás, pilhas de lenha e outras substâncias inflamáveis deverão estar igualmente a mais de 50m da casa ou de compartimentos isolados.

7 – Acesso Desobstruído – No acesso à sua casa mantenha uma faixa de gestão de combustível de 10m para cada um dos lados, bem como uma zona que permita a inversão de marcha de veículos de maior dimensão (de emergência).

8 – Mantenha a faixa limpa de ervas secas, folhas mortas, caruma dos pinheiros e ramos que se encontram no chão, na cobertura dos edifícios, caldeiras, algerozes e passadiços de madeira.

9 – Segurança na sua Casa – Coloque uma rede de retenção de fagulhas nas chaminés da habitação. Em caso de incêndio não deixe frestas abertas por onde possam passar fagulhas para o interior da sua casa.

10 – Estar Preparado para um Incêndio – Tenha extintores em casa. Mantenha no jardim pás, ancinhos e mangueiras facilmente acessíveis. Certifique-se que em sua casa todos sabem onde se encontra este material e que em caso de incêndio deverão contactar o 112.

Em caso de dúvida contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Albufeira através dos seguintes números de telefone: 289 599 503| 289 599 694.