JOSÉ CARLOS ROLO DEIXOU MENSAGEM DE ANO NOVO AOS MUNÍCIPES

Em Albufeira, manda a tradição que o presidente da Câmara Municipal apresente os cumprimentos e deixe uma mensagem de Ano Novo aos seus munícipes, nos últimos dias do ano. E foi isso que aconteceu na passada sexta-feira, com José Carlos Rolo a dirigir-se a funcionários, empresários, dirigentes associativos, entidades civis, militares e religiosas e habitantes do concelho. O autarca agradeceu e reconheceu o empenho de todos em prol do desenvolvimento de Albufeira e enumerou os principais projetos municipais para 2020.

“Todos juntos em prol de uma Albufeira melhor, mais justa, mais desenvolvida e mais atrativa para quem nos visita”. Esta foi uma das mensagens que o presidente da Câmara Municipal de Albufeira dirigiu à comunidade, na cerimónia de apresentação de cumprimentos e mensagem de Ano Novo, que teve lugar na passada sexta-feira, 27 de dezembro, no hall dos Paços do Concelho.

José Carlos Rolo iniciou o seu discurso com um especial agradecimento aos funcionários municipais, que “contribuíram para que as tarefas fossem levadas a cabo”; aos empresários, “responsáveis pelo crescimento económico de Albufeira”, reconhecido pela Marktest com um segundo lugar no ranking das cidades com melhor desempenho económico e demográfico; aos dirigentes associativos de índole social, cultural e desportiva, que “desenvolvem fortemente o concelho através da formação das camadas juvenis”; às entidades públicas e privadas; e às Juntas de Freguesia, que “têm sido parceiros fundamentais na gestão autárquica e que este ano veem as suas competências alargadas”.

O autarca relembrou o investimento que tem sido feito nas diversas áreas e garantiu que irá dar continuidade a projetos essenciais. “Temos que continuar a modificar o espaço público; a manter a qualidade ambiental das nossas praias, com acessos condignos e funcionais; e a ampliar Jardins de Infância para que possamos ter oferta suficiente para as nossas crianças”.

José Carlos Rolo adiantou que brevemente serão lançados concursos públicos para projetos de habitação social a custos controlados, com rendas mais moderadas. “O acesso à habitação é uma prioridade, pelo que estamos a implementar um conjunto alargado de medidas, que visam complementar os instrumentos atualmente existentes”, garante o edil. Aquisição de habitações prontas a habitar, construção de novos fogos de habitação municipal, compra de terrenos para construção, criação do “Programa de Renda Condicionada” e do “Programa de Arrendamento Jovem”, são medidas que já estão em curso em todas as freguesias. “Está prevista a construção de 40 novas frações em Paderne, 38 em Albufeira e 70 em Fontainhas, Ferreiras”, o que totaliza perto de 150 habitações.

Em matéria de Ação Social, José Carlos Rolo relembrou que o concurso para a construção do Centro Social de Olhos de Água está em andamento e que será lançado o concurso para a construção do Lar e Centro de Dia das Fontainhas. “Na encosta do Cerro Malpique irá surgir mais um Lar, gerido pela AHSA- Associação Humanitária Social de Albufeira, que vem alargar a resposta na área social”, acrescentou.

Entre as diversas empreitadas projetadas para 2020, o autarca destacou ainda a construção do Crematório, no cemitério novo de Albufeira, “uma realidade necessária para o concelho e para a região”; a requalificação da rede viária de todo o concelho, com destaque para a Av. Sá carneiro, Rua António Aleixo, Rua do MFA, entre outras; e o alargamento da rede de saneamento básico à zona norte de Paderne, num projeto que ronda os 5 milhões de euros.

A Câmara Municipal adquiriu um terreno perto da EBSA- Escola Básica e Secundária de Albufeira, em Vale Pedras, com 30 hectares, para a construção de um Parque de Feiras e Exposições Multiusos, que permita a realização de eventos de várias naturezas. “Albufeira não é só turismo e é necessário apoiarmos outro tipo de atividades, como por exemplo a agricultura e a indústria”, referiu o autarca.

Os parques desportivos irão continuar a ser alvo de requalificação e ampliação, uma vez que “os espaços começam a ser reduzidos para o número de praticantes, que tem aumentado nos últimos anos. Isto significa que os clubes têm feito um excelente trabalho de angariação de atletas, o que é muito importante para a nossa juventude”. Nessa área, José Carlos Rolo relembrou que será implementado brevemente um Conselho Municipal da Juventude e acrescentou que será reativado o Conselho Municipal da Educação e que o Conselho Municipal do Turismo já reuniu pela primeira vez.

“Estamos em condições de trabalhar, temos muito para fazer e o futuro é de esperança” concluiu José Carlos Rolo, a fechar o discurso com palavras de incentivo e encorajamento para 2020.

No final da cerimónia, os alunos do Coro Infantil e Juvenil do Conservatório de Música de Albufeira cantaram alguns temas alusivos à quadra natalícia.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Albufeira já aprovou o Orçamento Municipal para o próximo ano, orçado em cerca de 79 milhões de euros.