IV AGE voltou a ser um sucesso

IV AGE - Soluções de Emprego & Empreendedorismo voltou a ser um sucesso

O “IV AGE – Soluções de Emprego & Empreendedorismo” decorreu na passada sexta-feira, dia 23, no Espaço Multiusos de Albufeira. A iniciativa, que teve por objetivo promover a empregabilidade, a criação do próprio emprego, a divulgação de oferta formativa e o empreendedorismo, reuniu no mesmo espaço 28 entidades e acolheu quase 500 participantes. Organizado pelo Município de Albufeira em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o evento acolheu este ano, pela primeira vez, o espaço “Meet Europe”.

A quarta edição do “AGE – Soluções de Emprego & Empreendedorismo” superou todas as expectativas da organização, naquela que já é considerada uma das mais importantes iniciativas realizadas no sul do País na área do emprego, empreendedorismo e divulgação de cursos e ações de formação. O destaque vai para as sessões de esclarecimento e workshops, que decorreram na sala B, quase lotada, e que pretenderam dar resposta às questões do emprego, empreendedorismo e incentivos na área da criação de projetos e preparação de candidaturas.

Empresários, cidadãos desempregados ou à procura de ajuda para criar o seu próprio negócio, estudantes de escolas profissionais e ensino secundário voltaram a marcar presença no certame, que contou com a presença de 28 entidades que, à semelhança das edições anteriores, disponibilizaram balcões de atendimento permanente, onde os visitantes puderam recolher informação diversificada sobre sistemas de incentivos, ofertas de emprego, soluções para criar o próprio negócio, programas de financiamento, oportunidades de empreendedorismo, licenciamento de projetos, entre outras questões pertinentes.

Carlos Silva e Sousa realçou a importância da iniciativa, que considera estar vocacionada essencialmente para os jovens “queremos que tenham a possibilidade de ver a diversidade que disponibilizamos neste espaço, quer em termos de oferta formativa quer de emprego”. O autarca voltou a frisar que tem muita esperança na juventude, “ Os jovens representam o nosso presente e o nosso futuro, é importante dotá-los das ferramentas necessárias para que desenvolvam competências e sejam felizes, sobretudo no trabalho, se gostarmos do que fazemos conseguimos produzir o dobro com metade do esforço; por isso é tão importante ter a capacidade de tomar as decisões que nos irão marcar para o resto da vida”. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira concluiu a sua intervenção, destacando que a inovação e o empreendedorismo são questões que devem estar na ordem do dia, numa sociedade que é cada vez mais competitiva.

Carlos Baía, delegado do Instituto de Emprego e Formação Profissional, parceiro do evento desde a primeira hora, felicitou a Autarquia por continuar a apostar na iniciativa, aproveitando para relembrar que aquando da primeira edição, há quatro anos, o cenário era completamente diferente “o Algarve tinha cerca de 40 mil desempregados, hoje temos pouco mais de 16 mil, na altura o mote era agir, levar as pessoas a tomarem iniciativa para encontrarem emprego porque o mercado de trabalho estava fechado. Atualmente apraz-me registar que o cenário é completamente distinto; há empresas que criam emprego e novos setores de atividade a surgirem no Algarve a precisar de trabalhadores qualificados”. O responsável destacou que no final da presente época alta o IEFP já não teve capacidade para responder às solicitações de emprego na área da cozinha, mesa, receção – exemplo que apresentou para afirmar que existem oportunidades para os jovens no Algarve, quer no principal setor de atividade, o turismo, quer no setor agrícola, no setor do mar, na área da multimédia e tecnologias de informação, onde também começam a surgir necessidades de postos de trabalho. “As ofertas existem, mas para profissionais qualificados … os jovens devem saber fazer uma boa escolha, primeiro a nível do percurso educativo e formativo e posteriormente no que diz respeito à construção desse mesmo percurso. Nesta feira temos as condições que permitem ter um contacto próximo com esta realidade, com essas ofertas de emprego e de formação, para que possam começar a refletir e a construir o vosso futuro”.

Paulo Freitas, presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, reiterou a importância da qualificação profissional ao longo da vida “independentemente da qualificação académica, idade e profissão, a formação é sempre um elemento diferenciador num mercado que se caracteriza pela concorrência”, referiu. Aproveitou para dar os parabéns à equipa responsável pela organização do evento, tendo destacado que o AGE tem tido uma intervenção preponderante na oferta de oportunidades de emprego e na área do empreendedorismo.