GUIA E PADERNE ACOLHEM SESSÕES DE INFORMAÇÃO SOBRE PLANO DE DESENVOLVIMENTO RURAL

As freguesias de Paderne e Guia vão acolher uma sessão de esclarecimento no âmbito da Medida 10 do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR), nos dias 11 e 14 de julho, respetivamente. Se tem uma ideia de projeto para estas freguesias, venha conhecer as possibilidades de apoio. As ações são promovidas pela Associação In Loco e contam com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira.

A Associação In Loco vai realizar duas sessões de informação em Albufeira para esclarecer a população acerca da Medida 10 do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR), que consiste na atribuição de apoios comunitários para o desenvolvimento de projetos em territórios desfavorecidos, economicamente fragilizados ou de baixa densidade populacional.

As ações vão ter lugar em Paderne e Guia, as duas freguesias do Município de Albufeira que integram as zonas de intervenção dos Grupos de Ação Local (GAL), responsáveis agora por concretizar as respetivas Estratégias de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). No dia 11 de julho, às 19h00, a sessão de esclarecimento terá lugar na Junta de Freguesia de Paderne e no dia 14 de julho, às 18h30, na Junta de Freguesia da Guia.

Dos projetos a implementar no contexto dos GAL rurais destacam-se investimentos em explorações agrícolas, iniciativas de renovação de aldeias, projetos de criação do próprio emprego ou de empresas por desempregados ou inativos, bem como de expansão ou criação de pequenas e microempresas, através da valorização de recursos locais, por exemplo com a aposta no artesanato.

Refira-se que o DLBC é um dos instrumentos do Portugal 2020, que visa promover, em territórios específicos, parcerias direcionadas para o empreendedorismo e criação de postos de trabalho. Estas parcerias locais caracterizam-se pelo envolvimento dos setores público e privado, pela interação entre agentes e projetos de diferentes setores da economia local e resultam de uma Estratégia de Desenvolvimento Local implementada pelos 92 GAL atualmente reconhecidos em Portugal, que concentram a sua atividade na diversificação e revitalização da economia local e na inovação social, procurando novas respostas para os problemas de pobreza e exclusão social.