GRANDE MOSTRA DE VINHOS DE PORTUGAL

A 10.ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal superou todas as expectativas, ultrapassando os números da edição anterior. A lotação do Espaço Multiusos tornou-se pequena para os 120 produtores, que mostraram mais de mil vinhos a apreciadores nacionais e estrangeiros. Estima-se que tenham passado pela mostra cerca de 15 mil pessoas, número que atesta a consolidação do evento como uma das mostras mais importantes e procuradas do País. A inauguração contou com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimentos Rural, Miguel Freitas, que se fez acompanhar pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Terminou mais uma edição da Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que desde sexta-feira tem as portas do Espaço Multiusos de Albufeira (EMA) abertas para acolher viticultores, enólogos, profissionais do setor e da restauração, bem como milhares de apreciadores nacionais e estrangeiros.

A Grande Mostra de Vinhos de Portugal é já uma das mais conceituadas e visitadas demonstrações de vinhos do País, que tem vindo a crescer de ano para ano, quer em número de visitantes, quer de expositores. O certame teve início em 2009, com 42 produtores e, passados 10 anos, já ultrapassa os 120, excedendo a lotação do EMA. No total, a mostra deu a conhecer mais de mil vinhos a cerca de 15 mil pessoas que visitaram o espaço durante os quatro dias do evento.

“Esta é uma mostra de grande sucesso, que tem vindo a crescer, e que a Câmara apoia desde a primeira edição. O vinho representa uma importante fatia das exportações nacionais e, no Algarve, é um segmento que vem complementar a oferta turística de sol e praia”, destacou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira. O autarca relembrou ainda que “é importante que os produtores divulguem os seus vinhos para que estes sejam comercializados e esta Mostra dá a conhecer o que de melhor se produz no nosso País”.

Carlos Oliveira, chanceler da Confraria do Bacchus de Albufeira, entidade organizadora do evento, dirigiu um especial agradecimento aos produtores “pelo facto de apostarem na nossa mostra, que esperamos que vos abra mais portas e contribua para o vosso sucesso, porque Albufeira é um mercado de milhões de pessoas que nos visitam e que têm a oportunidade de experimentar os vossos vinhos”.

Além da degustação dos vinhos, o evento divulga também outros produtos regionais, desde enchidos a azeite, passando pela doçaria regional ou outras iguarias confecionadas por chefs algarvios nas diversas demonstrações gastronómicas.

A abertura do evento contou com a visita do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que elogiou a iniciativa, afirmando que “este evento é hoje uma referência em termos regionais e também a nível nacional, em que se traz vinhos do País a Albufeira e ao Algarve”. O dirigente defendeu que “o vinho é hoje um grande embaixador português no mundo”, registando-se um crescimento anual das exportações na ordem dos 20%. “Estamos prestes a atingir os mil milhões de euros de exportações na área do vinho, o que revela um setor vitivinícola dinâmico e capaz de responder aos grandes desafios internacionais”, salientou. Miguel Freitas dirigiu uma palavra aos produtores algarvios, referindo-se ao vinho do Algarve como “um produto de enorme qualidade”, que aliado à gastronomia tem um vasto valor regional que cativa o turismo.

O certame encerrou as portas, com a certeza de regressar para o ano a Albufeira com mais e melhores vinhos para dar a provar a milhares de visitantes.