EXPOSIÇÕES PARA VER NO MÊS DE JULHO EM ALBUFEIRA

Os espaços culturais do concelho acolhem exposições das mais variadas manifestações artísticas. Em julho, o destaque vai para a fotografia, pintura e escultura com mostras nas galerias João Bailote e Samora Barros.

A Galeria de Arte Pintor Samora Barros, situada no Largo Eng.º Duarte Pacheco, exibe de 4 a 30 de julho a mostra coletiva de pintura, fotografia e escultura ”A Arte de Moçambicanos”. Trata-se de uma grande exposição que celebra a ligação dos autores a África, em especial a Moçambique e a vários aspetos da sua cultura. Em exposição estarão “África Minha e Outras Saudades da Alma” (Pintura) de Laura Pinto Coelho, "África em Movimento" (Pintura) de São Passos, “Moçambique e o Grande Marcelo” (Fotografia) de Marques Valentim, “Memórias de Cor” (Pintura) de Luíz Filipe Pessoa e Costa, e "D’ Art 19" (Escultura) de Viriato Silveira. Para ver de segunda a sábado, das 17h00 às 23h00.

De 5 de junho a 3 de agosto, está patente na Galeria Municipal João Bailote a exposição de pintura “Momentos”, de Rosa Barriga e Manuela Batalha. As pintoras, uma algarvia e outra alentejana, inspiram-se nos cenários e gentes de cada região para darem vida às suas telas. As artistas irão estra presentes na Galeria, no dia 6 de julho, sábado, entre as 15h00 e as 17h00, para um convívio entre amigos e visitantes. A Galeria está aberta ao público de terça a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Já em agosto, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira vai acolher a exposição “28 de fevereiro de 1969, Memórias do Sismo”. A mostra tem como principal objetivo ajudar a preservar a memória coletiva do sucedido nessa data e resulta de uma organização do CERU (Centro Europeu de Riscos Urbanos) e da SPES (Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica), com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira. A inauguração está agendada para o dia 1 de agosto, pelas 17h00, e contará com a presença de convidados, que irão apresentar relatos de memórias sobre aquele sismo. Para ver até 17 de agosto, de terça a domingo, das 9h30 às 17h30.

X OPTO
O OPTO - o maior fórum de educação e formação a sul do Tejo voltou a ser um sucesso. De 17 a 19 de abril, mais de 10 mil jovens passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira. Estudantes do 3.º ciclo e secundário, vocacional e profissional...