ESTE NATAL VAI NEVAR EM ALBUFEIRA

Uma árvore de Natal gigante no centro da cidade, milhares de luzes em vários pontos do concelho prestes a serem ligadas, festinhas de Natal de clubes e associações, presépios a anunciar o nascimento de Jesus e os últimos preparativos de dois dos eventos mais marcantes da quadra natalícia emprestam um ambiente festivo a Albufeira. Este fim de semana arranca a Snowland e o Mercado de Natal no EMA. O Auditório Municipal apresenta a peça infantil “Missão Natal”. Atualize a sua agenda para o fim de semana e fique atento aos próximos eventos.

Este fim de semana vai nevar em Albufeira, um fenómeno meteorológico confinado à Praça do Município, junto à entrada principal do edifício dos Paços do Concelho, onde a partir desta sexta-feira, 8 de dezembro, até 7 de janeiro do próximo ano, miúdos e graúdos vão poder dar largas à imaginação e viver uma grande aventura de Natal na Snowland. São muitas as razões para visitar e permanecer neste espaço encantado: há pista de gelo, globo de neve, casa dos duendes, parque de neve, uma zona com insufláveis e piscina de bolas, contos tradicionais da época, teatro, muita animação e outras surpresas para que nada falte à magia do Natal.

O evento é de entrada livre e está aberto ao público nos dias úteis, das 15h00 às 20h00 e fins de semana e feriados, das 10h00 às 20h00.

“O Natal é uma época de grande espiritualidade, de reflexão e de partilha. Mas é também um tempo feito de cor e magia, sobretudo junto das crianças.”, refere o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, sublinhando “é sobretudo para elas que direcionamos este programa especial, confiando que se divirtam e que em conjunto com as suas famílias, não esqueçam os verdadeiros valores desta época”.

É também nesta sexta-feira, dia 8 de dezembro, que o Mercado de Natal no EMA – Espaço Multiusos de Albufeira abre as portas a um certame, onde não faltam as azevias, os coscorões, as rabanadas, os bolos confecionados à base de frutos secos e gila e outras iguarias, bem como os vinhos e licores que não podem faltar na mesa de Natal. Para além da doçaria da época é possível adquirir bonitos presentes de Natal, peças originais produzidas por dezenas de artesãos da região. Mas o Natal no EMA é mais do que um espaço de compra e venda de produtos, é um ponto de encontro das famílias e dos amigos, um espaço de afetos e de muita alegria. Durante os três dias do evento, o EMA é invadido por bonitos cânticos e espetáculos especialmente preparados pelas associações culturais e desportivas do concelho, que enchem o recinto da magia própria da época.

A abertura do Mercado de Natal está marcada para esta sexta-feira, dia 8, e prolonga-se até domingo, entre as 14h00 e as 20h00. No primeiro dia o programa de animação tem início às 14h30, com a atuação da Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. Segue-se o Duo de Acordeão do Conservatório de Albufeira (15h30), Grupo Coral “Vozes da UATI” – Associação dos Amigos de Albufeira (16h30) e por último as Danças Orientais do Guia Futebol Clube (18h30). A primeira atuação do segundo dia, sábado, 9, fica a cargo do Grupo de Dança do GDR de Olhos de Água, uma hora depois é a vez da Associação LUEL subir ao palco (15h30), segue-se a Academia U-Move e Projeto U-Dance (16h15), o Rancho Folclórico dos Olhos de Água (17h30) e por fim a FUETE – Academia de Dança de Albufeira (18h30). No domingo, último dia do evento, o programa começa com uma demonstração de Karaté pela Associação Centro de karaté Shotokan do Algarve (14h30), ao que se segue a Classe de Dança e Cheerleading do Imortal Basket Club (15h30). Uma hora depois é a vez do Futebol Clube de Ferreiras protagonizar um espetáculo de Danças de Salão (16h30), segue-se mais uma demonstração de Artes Marciais, desta feita pelo Clube de Artes Marciais de Albufeira (17h30), ficando o encerramento do programa com a atuação da K.I.D.S – Karen`s International Dance Studio, que sobem ao palco pelas 18h30.

Entre os dois eventos, ainda pode dar um saltinho à Guia, para ver o Presépio de Rua, instalado num percurso entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz. Este ano com uma iluminação completamente renovada, o presépio ganha novas tonalidades ao cair da noite.

No sábado, dia 9, pode levar as crianças a assistir à peça infantil “Missão Natal”, no Auditório Municipal de Albufeira, a partir das 15h30.

Vai ser um fim de semana em cheio. Não falte!