EMBAIXADORES DA AMÉRICA LATINA APRESENTAM CUMPRIMENTOS

Diversos embaixadores da América Latina em Portugal, acompanhados pelo presidente da IPDAL, Paulo Neves, deslocaram-se na manhã desta quinta-feira aos Paços do Concelho para apresentar cumprimentos ao presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa. A visita surge no seguimento da participação da comitiva no 41.º Congresso da APAVT, que se encontra a decorrer no Palácio de Congressos do Algarve até ao próximo dia 6 de dezembro.

No dia 3 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira recebeu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os embaixadores do Brasil, Mário Vivalda, da Colômbia, Gérman Santamaria, da República Dominicana, Jaime Durán, do Peru, Enrique Roman-Morey, do México, Alfredo Pérez-Bravo, a embaixatriz do Panamá, Ilka Varela de Barés e o encarregado de Negócios de Cuba, Melne Hernández.

A comitiva, liderada pelo presidente do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), Paulo Neves, apresentou cumprimentos a Carlos Silva e Sousa, salientando que “é com imenso gosto que organizamos, pela segunda vez, uma visita ao Algarve, uma região muito especial de Portugal não só na área turística, mas também no que diz respeito à qualidade humana das pessoas”. Paulo Neves referiu ainda que a visita ao concelho começou pela “casa do povo”, a Câmara Municipal, que “para nós simboliza uma forma de cumprimentar todas as pessoas de Albufeira, em particular, e do Algarve, em geral, porque não há poder mais próximo do povo do que o poder autárquico”.

Na cerimónia estiveram também presentes membros do executivo municipal, entidades locais e regionais ligadas aos diversos setores da atividade turística, bem como representantes do movimento associativo do concelho. Carlos Silva e Sousa afirmou sentir-se honrado com a visita de uma delegação oriunda de “países que nos dizem muito por partilharmos uma história secular com muito em comum”. O autarca revelou que a aproximação entre os povos latinos é cada vez mais essencial, tendo em conta os valores que partilham e defendem: “Devemo-nos unir para que, juntos, possamos ter uma força maior para divulgarmos aquilo que somos, nunca descorando os nossos valores”, destacou.

A receção aos embaixadores acreditados em Lisboa veio reforçar a boa relação e cooperação entre Albufeira e os diversos países da América Latina. “Estamos com um projeto muito interessante que é fazer missões empresariais municipais a países da América Latina, ou seja, iniciativas conjuntas do IPDAL com câmaras municipais para levar empresas da região a conhecerem os mercados latino-americanos”, afirmou Paulo Neves, dirigindo o convite a Carlos Silva e Sousa: “não há dúvida que existem muitas oportunidades nos países que aqui estão representados e que possuem economias muito próprias para o tipo de empresas que Albufeira tem. O IPDAL está disponível para vos ajudar nessa diplomacia municipal, ajudar as vossas empresas a exportar e investir mais. Esta visita é uma forma de dar a conhecer Albufeira a estes países”, concluiu.

O embaixador do Brasil reforçou a ideia, referindo que “é importante que os acordos de geminação deem lugar a alianças comerciais, em que há um compromisso efetivo por parte dos municípios no sentido de incentivar e estimular o encontro regular entre os empresários dos diversos setores”. Mário Vivalda deixou a sugestão à autarquia: “Albufeira deve estabelecer este tipo de diplomacia municipal com os países da América Latina”.

Após a cerimónia, a delegação realizou uma visita guiada à zona histórica da cidade, onde conheceu de perto os mais importantes ex-libris de Albufeira, nomeadamente a estátua de Beato Vicente, Igreja de Sant’Ana, Igreja Matriz, Museu Municipal de Arqueologia e Capela da Santa Casa da Misericórdia.