DIETA MEDITERRÂNICA APRESENTADA A EMPRESÁRIOS DE ALBUFEIRA

A Dieta Mediterrânica (DM) é um estilo de vida milenar onde a convivialidade em torno da alimentação ocupa um lugar central. Classificada como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o Algarve é a região do País onde os traços dessa identidade cultural mediterrânica são mais visíveis. Produtos locais, artesanato, património e restauração de excelente qualidade ligados à tradição da DM são os ingredientes que conferem sustentabilidade ao projeto.

Os municípios são “parceiros de primeira linha” da Rota da Dieta Mediterrânica (RDM), afirmou Artur Filipe Gregório, que juntamente com Arlete Rodrigues, da In loco, estiveram em Albufeira, no dia 31 de março, numa ação de informação e sensibilização destinada a empresários e entidades do concelho.

O vereador Rogério Neto presidiu à sessão, em representação do Município de Albufeira, dando as boas-vindas aos participantes.

A iniciativa, uma das várias sessões que estão a decorrer em várias localidades do Algarve, teve por objetivo esclarecer os empresários sobre as oportunidades de negócio no âmbito da adesão à RDM, nomeadamente na área da restauração, produtos locais de qualidade, artesanato, património e organização de atividades e projetos.

Recorde-se que a RDM é uma iniciativa enquadrada no Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, dinamizado pela Associação In loco, membro da Comissão Regional da DM, responsável pela criação e dinamização da Rota, com o apoio do programa PO Algarve 21. O objetivo passa por “qualificar, organizar e disponibilizar aos visitantes e interessados um vasto conjunto de locais e recursos patrimoniais, onde os elementos identitários da Dieta Mediterrânica estejam bem patentes e possam ser desfrutados com qualidade e profundidade”.

Durante a apresentação, os representantes da equipa responsável pela dinamização da RDM destacaram a enorme importância de saber inovar a partir de produtos tradicionais, apontando como principais desafios: as vantagens de trabalhar em rede, a aposta na formação e o combate à sazonalidade.

As empresas ou entidades aderentes têm direito a apoio técnico; acesso aos materiais promocionais; direito a exibir o dístico de membro da RDM; utilizar o logotipo nos materiais de promoção; presença individualizada no site www.rdm.pt e divulgação na página do facebook das notícias e eventos que estejam a organizar; beneficiar dos meios físicos e eletrónicos da Campanha de Promoção da Rede; usufruir da promoção junto de operadores nacionais e estrangeiros, propor objetivos e atividades no âmbito do Plano Anual de Ação da RDM e a integrar futuras iniciativas.

Para mais informações, os interessados deverão contactar a Associação In loco: rdm@in-loco.pt| 289 840 860| 96 805 54 80.