DIA NACIONAL DO PESCADOR NÃO FOI ESQUECIDO PELO PRESIDENTE DO MUNICÍPIO

Foi comemorado ontem o Dia Nacional do Pescador, data que assinala a inauguração da sala polivalente da Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira – APPA. O autarca não deixou de estar presente, de ofertar uma obra de arte para o espólio desta associação e lembrou a importância dos pescadores de Albufeira, não só no passado, como no presente e futuro. Neste dia, a APPA iniciou uma campanha de distribuição de máscaras aos seus associados.

No âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Pescador, o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira deslocou-se ontem, dia 1 de junho, ao Porto de Pesca, à sede da APPA - Associação de Profissionais de Pesca de Albufeira, onde assinalou a data de maneira simbólica, através da oferta de um barco em pedra da autoria do escultor Joaquim Pargana. José Carlos Rolo aproveitou para visitar o espaço multiusos que foi inaugurado há precisamente um ano e que está agora devidamente apetrechado, tendo já recebido várias ações de formação. O momento contou com a presença dos membros dos seus órgãos, nomeadamente o Presidente da Direção da APPA, Miguel Reis. De referir que a APPA está a desenvolver uma campanha de entrega de máscaras personalizadas e reutilizáveis, junto dos seus associados, tendo a mesma sido iniciada neste dia. Este ano não foi possível realizar os habituais festejos do Dia Nacional do Pescador que reúnem habitualmente a comunidade piscatória e familiares, neste espaço, num convívio sempre animado.

O Presidente mostrou disponibilidade em continuar a estreitar laços com a APPA, associação que representa o setor e que celebra com a autarquia um protocolo anual de colaboração.

“Temos aqui um espaço muito agradável” refere o José Carlos Rolo, “que valoriza a história da comunidade local e que está em crescimento quanto ao seu espólio, que é uma riqueza do ponto de vista cultural. É uma classe profissional de grande importância para Albufeira, não só por serem agentes diretos no que diz respeito à qualidade da nossa gastronomia, como também pela História deste Município, que desde há muito se dedica à pesca. Ainda somos um concelho cuja economia assenta nas pescas e no turismo”. A par dos objetos, há também um acervo já notável de fotografias. Este espaço polivalente, cuja inauguração coincide com a data das comemorações do Dia Nacional do Pescador, está também dotado de equipamento informático com projetor e ecrã, onde é possível exibir filmes e fotografias alusivos ao tema. Está aberto a visitas guiadas e acolhe reuniões, bem como formação para os seus associados.