DANÇA INDIANA NO AUDITÓRIO MUNICIPAL

Na próxima segunda-feira, 29 de janeiro, a partir das 21h30, o Auditório Municipal de Albufeira acolhe um espetáculo de rara beleza cénica, onde o Seraikella Chhau Dance Group irá presentear o público com as tradicionais danças Chhau – um estilo de dança tradicional indiana que saiu do anonimato em 2010, quando a UNESCO a decretou Património Imaterial da Humanidade.

O estilo de dança Chhau (dança tradicional teatral indiana), originário dos estados de Odisha, Jharkhand e West Bengal, combina danças tribais e marciais numa intensa representação de cor e movimento. Podem ser divididas em três tradições regionais que diferem significativamente no que concerne à sua prática: o tradicional Seraikella Chhau, a animada Purlieu Chhau e o menos conhecido Mayurbanj Chhau.

As máscaras coloridas usadas pelos dançarinos atores são meticulosamente elaboradas, feitas de papel machê e argila, apresentando ao público uma variedade de personagens como deuses, figuras mitológicas, demónios, humanos, animais e corpos celestes como o sol ou a lua.

Contrastando com os outros dois estilos, Seraikella Chhau é dança na sua forma mais pura – não existe diálogo entre os intérpretes e em vez de seguir um enredo linear, parece muitas vezes esforçar-se apenas por transmitir através da dança uma determinada sensação, ideia ou sentimento. Das três variedades, é sem dúvida a mais subtil e aprimorada. Figuras mitológicas e homens comuns surgem retratados na sua rotina diária; cenas de batalhas épicas em temas centrais de poemas de amor são aqui reveladas; aspetos do mundo natural e abstratas expressões do pensamento humano são-nos oferecidos de forma aprimorada.

O espetáculo conta com coreografia de Pandit Gopal Prasad Dubey, considerado na Índia como o ator das mil faces.

Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda na CMA/CIAC e Biblioteca Municipal Lídia Jorge, nos dias úteis (9h00-13h00, 14h00-16h00) e no Auditório Municipal no dia do espetáculo (das 19h30 às 21h15).