CLUBE DAS LETRAS TRAZ LUÍSA MONTEIRO À BIBLIOTECA

CLUBE DAS LETRAS TRAZ LUÍSA MONTEIRO À BIBLIOTECA LÍDIA JORGE

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge vai acolher o Clube das Letras, uma iniciativa que pretende promover a leitura e divulgar o percurso literário de escritores regionais. A primeira sessão é já no próximo dia 29 de junho e contará com a presença de Luísa Monteiro para apresentar uma das suas obras e debatê-la com o público. As inscrições já estão abertas.

O Município de Albufeira, através do Clube de Leitura da Biblioteca Lídia Jorge, vai realizar mais uma edição do Clube das Letras. A primeira ação é já no dia 29 de junho, com a escritora Luísa Monteiro a apresentar o livro “A Vaca-Loura”.

Luísa Monteiro é oriunda de Vila Nova de Famalicão, mas reside no Algarve desde 1998. Licenciada em Ciências da Comunicação, pós-graduada em Comunicação e Marketing Político e em Literaturas Românicas – Modernas e Contemporâneas, é ainda doutorada em Literatura Comparada. Atualmente prepara o mestrado em Encenação-Teatro. Durante 17 anos dedicou-se ao jornalismo e publicou artigos literários em variadas revistas. Tem 23 obras de ficção publicadas, entre romance, novela e conto, assim como ensaio e biografia. Algumas destas obras obtiveram prémios literários, como o Prémio Florbela Espanca e o Lions Internacional, entre outros. Encenou mais de duas dezenas de trabalhos cénicos e atualmente dirige a Companhia de Teatro Contemporâneo e é encenadora residente da Companhia Guizos – Teatro.

Na obra “A Vaca Loura”, a escritora pretende demonstrar que “o amor é tudo – exceto o que devia ser” por não caber dentro dos limites que a sociedade estabelece como o correto ou normal. Luísa Monteiro descreve o livro como “uma história que fala de liberdade” e “da forma de intuir e detetar o amor nos olhos, nas palavras e nas atitudes dos outros”.

A moderação ficará a cargo de Isabel Soares, formada em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses e Ingleses, doutorada em Teoria da Literatura e professora na Universidade do Algarve nas áreas de História do Cinema, Teoria da Imagem, Estudos Culturais, Literatura e Cinema, e Literatura Inglesa. Desenvolveu pós-doutoramento sobre poesia e cinema documental português, no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras de Lisboa. Nos últimos anos, desempenhou funções de Adjunta na Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e de Técnica Superior no Serviço de Língua e Cultura do Camões, I.P.
A sessão decorre às 21h00, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Albufeira. No final será oferecido um livro aos participantes.

Os interessados em participar na iniciativa devem efetuar inscrição na Biblioteca Municipal Lídia Jorge através dos contactos 289 598 861 I 283 599 507 I e-mail: clubedasletras@cm-albufeira.pt; elisabete.siva2@cm-albufeira.pt

Refira-se que o Clube das Letras irá realizar mais duas sessões, nos dias 14 e 28 de julho, cujo programa será divulgado oportunamente.