BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA ACOLHE ENCONTRO NO ÂMBITO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM

Versão de impressãoVersão PDF

A Câmara Municipal de Albufeira informa que no próximo dia 9 de abril, pelas 10h30, vai realizar-se na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, um Encontro no âmbito do Orçamento Participativo Jovem. Se tens entre 14 e 30 anos, esta é uma excelente oportunidade para apresentares as tuas ideias e participares ativamente na vida política e social da nossa região. Não faltes!

Os Encontros de Participação são momentos presenciais de apresentação e debate de propostas e/ou projetos de investimento público, de âmbito nacional e regional, bem como de esclarecimento e auxílio aos cidadãos jovens que pretendam participar ativamente no Orçamento Participativo Jovem.

Trata-se de uma iniciativa do Governo e do Instituto Português da Juventude, a que o Município de Albufeira se associou, e que tem por objetivo reforçar as formas de participação pública dos cidadãos jovens, apostando no seu espírito criativo e no seu potencial empreendedor.

Com uma verba global de 500 mil euros, o Orçamento Participativo Jovem abrange todo o território nacional, sendo que as propostas a apresentar devem inserir-se nas seguintes áreas temáticas: Educação Formal e Não Formal, Emprego, Habitação, Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Governança e Participação e Igualdade e Inclusão Social.

As propostas devem ainda respeitar o montante máximo de 100 mil euros, não implicar a construção de infraestruturas, não configurar um pedido de apoio ou prestação de serviços, beneficiar mais do que um município, ser bem especificada e localizada no território nacional, ser tecnicamente exequível e não contrariar o Programa do Governo ou programas e projetos em curso nas diferentes áreas de políticas públicas.  

Se queres saber mais sobre o Orçamento Participativo Jovem, na próxima terça-feira, 9 de abril, pelas 10h30, aparece na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. Os encontros têm uma duração prevista de 90 a 120 minutos, e destinam-se a grupos constituídos por 15 a 40 jovens, com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos. Participa!

 

CALENDÁRIO

Fase I – Apresentação de Propostas

25 de março a 29 de abril

Fase II – Análise Técnica das Propostas

30 de abril a 26 de maio

Fase III – Consulta Pública

27 de maio a 21 de junho

Apresentação da Lista Provisória| 27 maio

Apresentação de Reclamações|28 de maio a 9 de junho

Apreciação e eventuais retificações das propostas! 10 a 20 de junho

Publicação da lista definitiva de projetos| 21 de junho

Fase IV – Votação dos Projetos

22 de junho a 4 de agosto

Fase V – Apresentação dos Resultados

Até 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude

Mais informações:

https://opjovem.gov.pt/

Tel: 800 20 30 50 (chamada gratuita)

Galeria de Fotos: 

Seção do Portal: 

Data de Publicação: 

03/04/2019