BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA ABRIU PORTAS AO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, acolheu a sessão do “Autarquia Inova”, um roadshow que está a passar pelos 16 municípios do Algarve com o objetivo de estimular o empreendedorismo e a inovação. A Câmara Municipal de Albufeira esteve em destaque com a apresentação do CAE – Centro Empresarial de Albufeira, um equipamento destinado a acolher e apoiar projetos inovadores e com potencial empresarial no Concelho.

A sala polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, abriu as portas para receber mais uma sessão do “Autarquia Inova”, um roadshow organizado pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve em colaboração com o NERA – Associação Empresarial do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional do Algarve com o objetivo de promover o empreendedorismo e a inovação na região do Algarve.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que presidiu à sessão de abertura, sublinhou que “vivemos num mundo em que, cada vez mais, as pessoas e as empresas têm que apostar no empreendedorismo e na inovação. Não nos podemos conter se quisermos alcançar o sucesso a nível individual e empresarial”. Carlos Silva e Sousa destacou a vocação turística do concelho, referindo que ainda há muitas áreas onde é possível crescer a nível empresarial. O autarca manifestou sentir imenso orgulho nos empresários do concelho, que se têm vindo a destacar, nomeadamente a nível de PME líder e PME Excelência, motivando e incentivando o tecido empresarial do concelho com o seu exemplo.

Luís Rodrigues, em representação do CRIA, referiu que o “Autarquia Inova” apresenta dois grandes objetivos: por um lado estimular iniciativas empreendedoras que resultem na criação de novas empresas, contribuindo para a diversificação da economia, e por outro promover a incorporação de inovação no tecido empresarial da região. O programa aposta forte na disseminação de boas práticas e na apresentação de testemunhos de empresas algarvias que desenvolveram projetos na área da investigação, desenvolvimento tecnológico e de inovação

O representante do CRIA destacou que “ser empreendedor é difícil, mas que existem muitas oportunidades, nomeadamente a nível do financiamento, que é importante saber aproveitar”. A propósito chamou a atenção dos participantes para a possibilidade de se poderem candidatar, até ao próximo dia 24 de março, à edição de 2016 do “Ideias em Caixa”, um concurso de ideias promovido pela Universidade do Algarve, através do CRIA, destinado à criação de empresas inovadoras (mais informações em www.cria.pt).

Luís Rodrigues referiu que a própria iniciativa “Autarquia Inova” só foi possível graças ao financiamento ao abrigo do Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional CRESC Algarve 2020.

Durante a sessão da manhã, que foi dedicada ao empreendedorismo, foram apresentadas as seguintes comunicações: “Da ideia aos primeiros euros – principais etapas na criação de um negócio”, por Rodrigo Beja, consultor; “Sistemas de incentivos à criação de empresas, por João Castro do IEFP; “Empreendedorismo na primeira pessoa”, com dois testemunhos dos empresários algarvios, Ricardo Barradas e Pedro Bacalhau.

Um dos destaques da manhã passou pela apresentação do CAE – Centro de Acolhimento Empresarial de Albufeira, por Paulo Dias, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira e responsável pelo AGE – Gabinete de Empreendedorismo do Município, um serviço que surgiu em 2012, “numa altura em que o país estava numa crise económica profunda e com graves problemas de desemprego”. O AGE assenta em cinco pilares essenciais: competitividade; promoção da empregabilidade e formação; empreendedorismo, formação empresarial e captação de investimento. O Gabinete aposta na implementação e reforço de uma rede de contactos que são colocados à disposição de quem procura o serviço. Quanto ao CAE, trata-se de mais uma valência que a autarquia coloca à disposição do tecido empresarial do concelho. O espaço localiza-se na antiga Pista de Radiomodelismo, junto à Escola Secundária e ao Mercado Municipal. Para mais informações e apresentação de candidaturas, os interessados deverão contactar os serviços da Câmara através do telefone: 289 599 580, do email: cae@cm-albufeira.pt ou do portal da Autarquia em www.cm-albufeira.pt.

A sessão da tarde foi dedicada à inovação empresarial e abordou os seguintes temas: “Apoios financeiros à Inovação Empresarial: CRESC2020, MAR2020, PDR2020, Valorizar (Jorge Graça, consultor), “A Universidade do Algarve como parceiro de projetos de inovação empresarial (Hugo Barros) e ainda dois testemunhos de Inovação nas empresas (Francesco Berrettini – Inesting e José Carlos Leandro (Hotel Alísios – Albufeira).