AUTARQUIA FELICITA ZOOMARINE PELO SEU 30.º ANIVERSÁRIO

O Zoomarine completou ontem, 3 de agosto, três décadas de existência. José Carlos Rolo fez questão de visitar o parque e agradecer pessoalmente ao seu fundador, Pedro Lavia, o importante contributo que este espaço de Educação Ambiental tem dado ao concelho de Albufeira.

O parque temático Zoomarine, localizado na freguesia da Guia, em Albufeira, celebrou o seu 30.º aniversário na passada terça-feira. Para assinalar a data, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, deslocou-se ao espaço e ofereceu a Pedro Lavia, fundador do parque, uma escultura em forma de golfinho, da autoria do artista local Joaquim Pargana.

“Ao longo destes 30 anos, o Zoomarine tem desenvolvido um trabalho extraordinário quer na defesa e preservação do ambiente e das espécies marinhas, quer como centro de atração turística”, elogia José Carlos Rolo, destacando as dezenas de prémios e distinções que o parque tem recebido a nível nacional e internacional: “o Zoomarine foi eleito o 7º Melhor Parque Temático da Europa e o 24º Melhor do Mundo, além de anualmente ser distinguido como a Melhor Empresa e Parque de Animação Turística de Portugal. Para o município é um orgulho acolher um espaço de excelência como o Zoomarine, que traz ao concelho milhares de visitantes, complementando a nossa oferta turística”.

Desde a sua abertura, o parque temático já recebeu mais de 13 milhões de visitas e deu emprego a dezenas de milhares de pessoas. Aí nasceram centenas de animais e foram resgatados e reabilitados outros tantos. Entre as diversas ações de educação ambiental, destaque para a plantação de milhares de árvores e remoção de toneladas de lixo marinho. “Temos humilde orgulho em saber que conseguimos criar um espaço de alegria e sorrisos, de segurança e de paz, de família e de futuro”, congratula-se Pedro Lavia.