ANIMAÇÃO DE VERÃO REGRESSA AO LARGO ENGº DUARTE PACHECO

Com a chegada das noites quentes de verão, a baixa de Albufeira torna-se num dos locais mais apetecíveis para dar um passeio noturno. No Largo Eng.º Duarte Pacheco, às quartas e sábados, os grupos da terra atuam nas diferentes modalidades para animar turistas e residentes. Em junho, o destaque vai para a dança.

A partir do dia 13 de junho, o Largo Eng.º Duarte Pacheco, na baixa de Albufeira, acolhe o programa de animação da época balnear. Às quartas e sábados, pelas 21h30, as associações do concelho mostram o que de melhor sabem fazer, colorindo as noites quentes da cidade.

A primeira atuação ficará a cargo dos grupos de marchas de Olhos de Água e de Paderne que saem à rua para celebrar os Santos Populares. Na noite de Santo António, o centro antigo de Albufeira vai ouvir as músicas tradicionais da quadra e assistir ao desfile colorido de 30 marchantes da Associação Cultural e Recreativa dos Olhos d’Água e de mais 75 marchantes da Casa do Povo de Paderne e da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.

No sábado, 16 de junho, é a vez do grupo de dança de Olhos de Água pisar o palco e exibir as suas coreografias. “Girls’ Family” é o nome do grupo ensaiado pela professora Carla Semedo e composto por 12 meninas com idades compreendidas entre ao 11 e os 16 anos. Logo a seguir, o Guia Futebol Clube apresenta o grupo de danças orientais “Habibis da Guia”, criado em 2012 sob a orientação da professora Cristina Moreira, e que conta com 18 elementos entre os 6 e os 16 anos.

A Juventude Desportiva das Fontainhas traz-nos danças latinas, danças de salão e danças africanas na noite de 20 de junho. Já a 23, sábado, é a vez da FUETE- Associação de Dança de Albufeira exibir performances de dança clássica, sapateado e dança contemporânea.

Na quarta-feira, 27 de junho, a 1ª Esquadra de Cheerleading do Algarve, do Imortal Basket Club, vem mostrar as coreografias que os 15 elementos, dos 5 aos 13 anos, têm vindo a ensaiar. Quem sobe ao palco a seguir é a LUEL para apresentar danças de salão, hip-hop e ballet.

A encerrar a programação de junho, os 22 elementos da Tuna Académica da UATI- Universidade do Algarve para a Terceira Idade (Pólo de Albufeira) vêm cantar temas da música popular e tradicional portuguesa.

“O Largo Eng.º Duarte Pacheco é o palco privilegiado da cidade, que concentra milhares de turistas, o que permite divulgar o trabalho que as associações culturais, desportivas e recreativas desenvolvem ao longo do ano. A autarquia tem procurado apostar na massa associativa e nos artistas locais, incentivando-os a promover as diversas modalidades e a mostrar a residentes e turistas o que de melhor se faz em Albufeira”, destaca o presidente da Câmara Municipal José Carlos Rolo.