ALBUFEIRA RECEBE VÁRIOS EVENTOS NO ÂMBITO DO “CENTRAL ARTES – PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM REDE”

ALBUFEIRA RECEBE VÁRIOS EVENTOS NO ÂMBITO DO “CENTRAL ARTES – PROGRAMAÇÃO CULTURAL EM REDE”

A programação para 2021 do projeto «Central Artes – Programação Cultural em Rede», uma iniciativa conjunta de cinco municípios do Algarve Central (Loulé, Albufeira, Faro, Olhão e Tavira), no seguimento de uma candidatura realizada ao CRESC Algarve 2020 (Programa Operacional Regional do Algarve) vai passar por Albufeira. Espetáculos, workshops e sessões de trabalho fazem parte da oferta cultural a decorrer em vários espaços da cidade, de 15 a 29 de maio.

A programação tem início a 15 de maio (sábado), pelas 16h30, com o Workshop “Nos Bastidores”, a decorrer no Auditório Municipal de Albufeira, a partir das 16h30. A iniciativa, que se destina ao público infantojuvenil, tem a duração de 60 minutos e comporta apenas 10 pessoas na sala. Trata-se de uma visita aos bastidores do espetáculo “El Niño del Retrete – Cartoon Toylette”, numa interação com o artista que aproveita para fazer uma brevíssima contextualização histórica sobre as práticas culturais nos últimos 150 anos.

A manhã de domingo, dia 16 de maio, começa, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, com mais um Workshop intitulado “Object dancing manipulation”, igualmente vocacionado para o público infantojuvenil (6 crianças a partir dos 8 anos, acompanhadas por um adulto). Movimento e improviso, trabalhar a expressão corporal e desenvolver o Eu artístico a partir de exercícios de improvisação dão o mote à iniciativa, que decorre entre as 10h00 e as 12h00.

Na tarde do dia 16, a partir das 15h30, o Auditório Municipal de Albufeira acolhe o espetáculo “El Niño del Retrete – Cartoon Toylette”, pela companhia de Teatro nelle Foglie.

Trata-se de um espetáculo baseado em linguagem universal (mímica), repleto de emoção e estilo invulgar. O humor, a acrobacia e o ritmo musical ajustados na perfeição aos vários números artísticos, bem como a participação do público prometem momentos de muitas gargalhadas. Palhaço argentino, natural de Buenos Aires, começou a sua carreira como artista de rua. Em 2003, apresentou, pela primeira vez, o espetáculo a solo e depois disso, passou os últimos 12 anos a levá-lo a vários cantos do mundo. Participou em vários festivais internacionais onde ganhou diversos prémios, nomeadamente na Argentina, Espanha, Holanda e Alemanha. A entrada é gratuita, de acordo com a lotação da sala, e os bilhetes podem ser solicitados no dia e local do espetáculo, das 14h30 às 15h15.

No dia 26 de maio (quarta-feira), o programa prossegue com a realização do Workshop “Pinto-me dançando”. O evento, destinado ao público adulto, decorre na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, das 16h00 às 18h00. Ballet e danças com forte inspiração no Algarve vão ser a fonte de inspiração para a criação de autorretratos em tamanho real sobre papel de cenário. Os participantes devem trazer vestuário e calçado confortável.

De 24 a 29 de maio é tempo para trabalhar com a comunidade local. Ao longo destes cinco dias estão programadas várias sessões de trabalho, a decorrer no Auditório Municipal, entre as 16h00 e as 20h30. “Agentes Internos” - Projeto com a Comunidade Local” de Ana Borralho & João Galante (uma produção casaBranca) destina-se a 10 participantes não profissionais dos 15 aos 80 anos, naquilo que a organização diz prosseguir um processo de investigação que tem por objetivo aproximar o espaço artístico do espaço social. Estes 10 participantes que integrarão os 5 dias de ensaio, serão os intérpretes desta performance, num jogo de perguntas sobre a sustentabilidade.

 A apresentação terá lugar sábado, dia 29 de maio, às 18H00, no Auditório Municipal de Albufeira.

 A entrada é gratuita (de acordo com a lotação da sala). Os bilhetes podem ser solicitados no dia e local do espetáculo, das 17h00 às 17h45.

Para inscrição nos Workshops enviar email para: leonor.guerreiro@cm-albufeira.pt. Para mais informações contactar: 289 246 948| 289 599 645.

O projeto Central Artes – Programação Cultural em Rede, resultante da candidatura formalmente intitulada «Promoção Turística e Eventos Culturais – Algarve Central», enquadra-se na medida 6.3 – Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural e Natural – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais do CRESC Algarve 2020.

 

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também