ALBUFEIRA OFERECE UMA VISITA PELA ROTA DOS PRESÉPIOS

Do Centro Educativo do Cerro d’Ouro ao Quartel dos Bombeiros Voluntários, passando pela Guia e Paderne, não faltam bons motivos para, nesta quadra festiva, fazer a rota dos Presépios, no concelho de Albufeira. Junte a família e os amigos e venha conhecer a história do nascimento de Jesus, retratada nos bonitos presépios em exposição até ao Dia de Reis.

Para quem aprecia presépios, tem em Albufeira uma boa opção. Foram muitos os organismos do concelho que resolveram expor em diversos locais, não só o que são as imagens tradicionais, como também diversas variantes criativas em torno desse símbolo da família na quadra natalícia. ​Até ao dia de Reis, 6 de Janeiro, as sugestões são todas elas especiais.

Assim, no Cerro Educativo do Cerro D’Ouro, em Paderne, pode fazer o “Roteiro dos Presépios”: são 30 presépios realizados pelos formandos que frequentam as várias oficinas e pelos técnicos que lá trabalham, com recurso, na maioria, a materiais da natureza.

Ainda em Paderne, o Presépio de Natal dos Escuteiros locais tem em destaque, o que foi a “lapinha de Belém” e não faltam os encantos das “searinhas” algarvias. Está em frente à Igreja Matriz de Paderne, com um horário de visita das 10h00 às 21h00.

A magia do presépio da Guia, constituído por 33 figuras em tamanho real, distribuídas entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz, transporta-nos a uma viagem no tempo e a iluminação natalícia faz do centro da freguesia um lugar encantador.

Uma exposição de presépios na Galeria João Bailote, da autoria do escultor albufeirense Joaquim Pargana, é a proposta deste espaço cultural até ao dia 5 de Janeiro. Intitula-se “Luz de Natal” e compreende 40 peças, numa mostra que prova a riqueza do trabalho e a multiplicidade artística deste artista. Pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h30 às 12:30 e das 13h30 às 17h30. A Galeria encerra domingos, segundas e feriados.

O Presépio da Biblioteca Municipal Lídia Jorge é algo que não deve perder. Foi elaborado pelas crianças, adolescentes e jovens da Catequese da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Albufeira, que são utentes habituais da leitura. Um presépio que recria sonhos e tradição.

Por fim, mas não menos importante, o Presépio de Natal dos Bombeiros Voluntários de Albufeira com o tema “Nascimento de Jesus e a Magia da Água”. Para ver até dia 8 de Janeiro das 9h00 às 23h00, no Quartel dos Bombeiros de Albufeira. Este ano além do presépio no Quartel poderá também visitar mais dois presépios situados no Albufeira Shopping e no Algarve Shopping na Guia.

Bons motivos para um excelente périplo pela tradição, em Albufeira.