ALBUFEIRA MARCOU PRESENÇA NO PORTUGAL SMART CITIES SUMMIT 2018

O Município de Albufeira esteve representado no “Portugal Smart Cities Summit 2018”, que teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa, de 11 a 13 de abril. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira foi um dos oradores na Cimeira dos Autarcas, onde apresentou as medidas e soluções adotadas pela autarquia no que diz respeito à sustentabilidade, inovação e ambiente.

Albufeira foi um dos municípios a marcar presença no “Portugal Smart Cities Summit 2018”, um evento dedicado ao debate sobre o futuro das cidades inteligentes em diversas vertentes, como a energia, ambiente, água, transportes, mobilidade e TIC (tecnologias de informação).

De 11 a 13 de abril, o município esteve representado no evento através de um stand, onde disponibilizou informação sobre os serviços online que a Câmara Municipal de Albufeira coloca ao dispor dos munícipes e visitantes, entre eles a plataforma web de promoção turística (albufeira.pt), a APP Turismo, APP Percursos Pedestres, APP Proteção Civil, Wifi gratuito em zonas com grande afluência de pessoas, o Programa Comunitário de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) na via pública, o Roteiro dos Espaços Educativos, e o Sistema de Gestão Integrado de Dados Alfanuméricos e Geográficos.

“Neste momento temos em curso vários projetos que assentam nas novas tecnologias da comunicação e informação, com o objetivo de potenciar a comunicação com o cidadão, promover a cidade turisticamente, oferecer serviços online e divulgar a estratégia e a obra feita pelo Município”, destacou José Carlos Rolo durante a sua intervenção na Cimeira dos Autarcas, um dos painéis do “Portugal Smart Cities Summit”, que juntou representantes dos 308 municípios portugueses. O presidente da Câmara de Albufeira relembrou que Albufeira é um dos principais destinos turísticos do País, o que se reflete “não só ao nível da gestão e manutenção das infraestruturas públicas (águas, saneamento básico, estradas, iluminação pública), mas também no que diz respeito à divulgação da nossa marca a quem nos visita e à responsabilidade de atrair novos investimentos que contribuam para melhorar a qualidade de vida de quem aqui vive e trabalha”.

Recorde-se que foi em Albufeira que o “Smart Cities Tour” teve início, a 21 de fevereiro, uma iniciativa da responsabilidade da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, que contou também com a intervenção da Fundação AIP, entidade organizadora do “Portugal Smart Cities Summit 2018”.