ALBUFEIRA ESTÁ NO TOP DAS PRAIAS COM QUALIDADE DE OURO

O Município de Albufeira continua a liderar nos rankings nacionais da qualidade ambiental das praias. Este ano, são 21 as zonas balneares do concelho classificadas com Qualidade de Ouro, o que somado às 24 praias com Bandeira Azul da Europa, vem reforçar a imagem do maior destino turístico do país.

Albufeira é, uma vez mais, o concelho a nível nacional com o maior número de “Praias com Qualidade de Ouro”, 21, mais duas em relação ao ano passado. Belharucas e Falésia Alfamar são as duas mais recentes praias douradas.

O galardão é atribuído no início de cada época balnear pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza às zonas balneares do país, cujas águas apresentem melhores resultados em termos de qualidade.

Este ano foram classificadas as seguintes praias com qualidade de ouro: Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Alfamar, Galé – Leste, Galé – Oeste, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Oura, Oura Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha – Nascente, Rocha – Baixinha Poente, Salgados, Santa Eulália e São Rafael. Refira-se que para conseguir alcançar o título de praia de ouro, as análises realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) têm de apresentar o nível de excelente durante os últimos cinco anos.

Ontem, realizou-se, na Praia dos Pescadores, a cerimónia do hastear das Bandeiras (BAE e Praia Acessível), que contou com a presença de elementos do Executivo, Autoridade Marítima, representantes da APA e da ARS Algarve. Até ao final da manhã as autoridades percorreram todas as zonas balneares galardoadas para hastear as 24 bandeiras azuis e as 13 bandeiras praia acessível, que vão permanecer à entrada do areal até ao final da época.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, disse estar muito orgulhoso por continuarmos “na linha da frente” na qualidade ambiental das praias do concelho, o que revela o habitual empenhamento e trabalho desenvolvido pela Autarquia em articulação com as várias entidades responsáveis pela gestão das zonas balneares. “Albufeira continua a liderar com as melhores praias, quer em termos ambientais quer de segurança, o que justifica que seja o destino mais procurado pelos turistas nacionais e estrangeiros”. Salientou, ainda, que é esta aposta no melhoramento das infraestruturas turísticas e na sustentabilidade ambiental que são responsáveis pelo desenvolvimento económico e social do concelho e da própria região.