ALBUFEIRA CONTINUA A LIDERAR NAS BANDEIRAS AZUIS

ALBUFEIRA CONTINUA A LIDERAR COM A TOTALIDADE DAS PRAIAS GALARDOADAS COM BANDEIRA AZUL

Pelo segundo ano consecutivo a Câmara Municipal de Albufeira viu a totalidade das suas praias serem reconhecidas com o galardão máximo da qualidade ambiental: 25 Bandeiras Azuis da Europa (BAE), a que se junta o galardão da Marina. Albufeira volta assim a liderar o ranking dos municípios mais azuis a nível nacional. Esta distinção é atribuída anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa, em função de um conjunto de critérios de gestão ambiental, qualidade da água, serviços e segurança aos utentes, entre outros.

A poucos dias da abertura oficial da época balnear, que em Albufeira começa no próximo dia 15 de maio, o Município recebe mais uma boa notícia: a capital do turismo português volta a liderar o ranking nacional com 25 praias distinguidas com a Bandeira Azul da Europa (BAE) – o galardão máximo da qualidade ambiental. Este é o segundo ano consecutivo que Albufeira vê a totalidade das suas praias serem reconhecidas com este selo de qualidade, posicionando o concelho no primeiro lugar a nível nacional.

Também a Marina de Albufeira volta a ostentar o galardão, a par das seguintes praias: Alemães, Arrifes, Aveiros, Barranco das Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia/Açoteias, Falésia/Alfamar, Galé Leste, Galé Oeste, Inatel, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos d`Água, Oura, Oura-Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha Nascente, Rocha Baixinha Poente, S. Rafael, Salgados e Santa Eulália.

Refira-se que em todo o país o número de zonas balneares com BAE tem vindo a aumentar ao longo do tempo. Este ano são 320 as praias que vão hastear o galardão (mais 6 que no ano passado) das quais 88 são praias do Algarve.

Carlos Silva e Sousa refere que “Albufeira continua na linha da frente da qualidade ambiental, o que tem sido conseguido graças a um forte investimento e esforço concertado entre a Autarquia e todas as entidades com responsabilidades na orla costeira, a nível da qualidade da água balnear, das infraestruturas de apoio, dos acessos, da segurança, da informação aos banhistas, enfim de todas as questões que fazem com que as nossas praias se encontrem entre as maiores riquezas do concelho e da própria região, o que é uma excelente bandeira em termos turísticos”. O presidente da Câmara Municipal destaca que “este ano turístico, à semelhança do que vem acontecendo nos dois últimos anos, promete ser muito bom, o que é mais um motivo para continuarmos a trabalhar arduamente para que Albufeira continue a constar dos melhores rankings a nível nacional e internacional”.